Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Janeiro de 2025
Notícia
05/01/2013 | Quase 100 caminhões de entulho em três dias

 

A determinação do Prefeito Paganini em imprimir uma marca visível de atendimento nestes seus primeiros dias à frente do cargo, já resultou em alguns números expressivos. Segundo o servidor municipal Adolpho Santa Lúcia Filho, o Fifo, que exerce a função de diretor dos setores de serviços públicos (limpeza e conservação de vias e logradouros), foram removidos de quarta-feira até o final desta semana, quase 100 caminhões de entulho, resultado de um esforço concentrado pautado na constatação de que a cidade ficou em estado de semi-abandono nos últimos 40 dias de 2012 por falta de dotação orçamentária.
 
Fifo disse ainda que já no período de transição de governo havia se inteirado da disponibilidade de homens e equipamentos tendo em mente planejar um serviço emergencial. Foram mobilizados, segundo ele, cerca de 70 servidores para dar conta de serviços como roçagem, limpeza de praças, guias, sarjetas, remoção de entulho e a tão aguardada operação tapa-buracos. Foram beneficiados moradores da zona oeste da cidade, localidades como Penha Rio do Peixe, Carlos Humberto Passarela, Assad Alcici, Nosso Teto, Jardim Soares, Vila Boa Esperança e Conjunto Della Rocha.
 
A operação tapa-buracos privilegiou ainda a avenida dos Italianos, cuja situação era na opinião do diretor, “mais crítica”. Foram gastos em média cerca de dois caminhões de massa asfáltica por dia. “Com certeza tapamos mais de 700 buracos nestes três dias e existe ainda muito serviço pela frente”, disse. Ele conta que o cálculo de número de buracos é feito por amostragem e que na estimativa de seu departamento existem ainda cerca de 3.500 buracos à espera de retificação. “Temos ainda uma indicação que destes buracos, mais da metade podem ser classificados como em situação péssima”, avaliou.
 
Dificuldades
Embora os números apresentados até aqui sinalizem um tipo de ação que a população aprecia, Fifo diz que o trabalho tem sido limitado pela situação de imensa dificuldade no tocante à falta de homens e equipamentos. “Da frota atual, pelo menos 13 máquinas e caminhões estão fora de uso por falta de manutenção. Precisei emprestar caminhão para poder fazer o mutirão. Nos defrontamos também com a falta de pessoal, já que existem muitos casos de desvio de função. São situações que evidentemente serão sanadas com o tempo”, mencionou.
 
Chuvas
O mês de janeiro apresenta ainda outra agravante para o setor de serviços, já que o mato cresce sobremaneira exigindo ações pontuais e ininterruptas nas praças e terrenos públicos e tem ainda a questão das estradas rurais. “Eu pessoalmente visitei boa parte da malha viária da zona rural e a situação é preocupante em alguns locais. Na região da Ponte Nova temos pelo menos três pontes que precisam de restauro. Também aí no caso das estradas rurais temos pouca disponibilidade de homens e máquinas e muito serviço para executar. Temos um planejamento já elaborado, tudo devidamente mapeado, contendo as áreas mais críticas, para otimizarmos os recursos dos quais dispomos”, disse Fifo.
 
Sanepav
Questionado se pretende requisitar apoio da SANEPAV para dar conta do serviço de roçagem, Fifo disse que este assunto está nas mãos do Prefeito Paganini. Ele explicou que a empresa tem executado a rigor, o serviço de remoção do lixo orgânico e reciclável e varrição em algumas ruas centrais. Apesar do contrato prever a contratação da empresa também para a roçagem – recurso este bastante utilizado pela administração que se encerrou -  Fifo defende a ideia que a Prefeitura tenha ela própria condições de executar este tipo de tarefa. “Inegavelmente se tivermos homens e máquinas à disposição, realizamos o trabalho com o mesmo grau de eficiência e a um custo muito menor”, garante.
 
Águas Passadas
Fifo, 57 anos,  retorna àquelas atividades que o fizeram espécie de “homem forte” do período em que o grupo político do Deputado Barros Munhoz governou o município por 38 anos. Servidor concursado, está na Prefeitura há 34. Sofreu com a chegada do grupo do ex-prefeito Toninho Bellini ao poder um processo de desgaste que culminou com uma ação na Justiça. Garante que teve ganho de causa em duas instâncias. Era acusado de ter danificado equipamentos antes da posse de Bellini em 2005. “Fui injustamente acusado de algo que não fiz. Sofri perseguição que não desejo para ninguém. Fui inocentado pela Justiça, mas tudo isso são águas passadas. Hoje estou focado exclusivamente em colaborar ao máximo com o projeto do prefeito Paganini e confesso que estou duplamente entusiasmado por causa exatamente da seriedade deste projeto que vai fazer com que nossa cidade volte a ter um estágio de desenvolvimento adequado às expectativas de sua população”, encerrou.
 
Fifo mostra planejamento feito para atacar as prioridades neste início de governo
 
Operação tapa-buracos exigiu quase dois caminhões de massa asfáltica por dia neste início de ano
 
O Jardim Soares foi um dos locais onde houve mutirão de limpeza
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1252 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções