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Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
09/05/2012 | Quedas de energia irritam os itapirenses.

As quedas de energia tem sido uma rotina na cidade de Itapira, principalmente nas últimas semanas. ”De repente ficamos sem luz, sem a TV, portões eletrônicos não funcionam etc....”, essa é uma reclamação generalizada, entre os itapirenses.

As quedas, além de frequentes, em alguns casos oferecem um longo tempo de espera para a normalização do fornecimento, aumentando, dessa maneira, o incômodo dos moradores. É comum nas oscilações de energia, os aparelhos eletrônicos serem danificados.

Na maioria dos casos o corte de energia acontece nos dias chuvosos e finais de semana, aumentando o perigo no trânsito por conta dos semáforos desativados nas áreas de maior fluxo.

Semana passada, o apagão que tomou conta da cidade, durante a madrugada de sábado, 28, resultou em um acidente onde um motorista perdeu o controle do veículo, bateu no semáforo e entortou o poste da câmera de vigilância, causando prejuízos e ferimentos.

O Portal Cidade de Itapira entrou em contado com a CPFL, que se manifestou através da Nota à Imprensa abaixo.

Nota à Imprensa

A CPFL Paulista informa que realiza obras de expansão na linha de transmissão Mogi Mirim – Barreiro, que é a fonte principal de suprimento de energia elétrica para o município de Itapira. As obras têm o objetivo de aumentar a capacidade do sistema elétrico da região.

Para que seja possível realizar os trabalhos, os técnicos da CPFL Paulista precisam transferir a fonte de energia e isolar o circuito principal. Manobras como essas geram piscas, ou interrupções momentâneas no fornecimento de energia com duração menor que três minutos.

A relação de piscas programados para a execução das obras foi a seguinte:

- Domingo dia 25/03 às 7h e às 17h30
- Domingo dia 15/04 às 7h e às 17h30
- Sábado dia 21/04 às 7h e às 17h
- Domingo dia 22/04 às 7h e às 17h
- Domingo dia 06/05 às 7h e às 17h

Para este mês estão programados mais dois piscas, nos dias 20 e 27/05. A CPFL Paulista ressalta que o final das obras está previsto para agosto de 2012 e, até esta data, poderá efetuar novas interrupções momentâneas, caso necessário, embora com menor periodicidade.

Em relação ao domingo (29/04/12), a CPFL esclarece que ocorreu um desligamento na linha de transmissão que abastece a cidade de Itapira à 1h50, ocasionado por um temporal que atingiu a região, e afetou o fornecimento de energia elétrica para 27.094 unidades consumidoras. O serviço foi restabelecido uma hora e quinze minutos depois do desligamento.

No sábado (30/04/2012), às 18h41, foi registrado um pisca (interrupção momentânea do fornecimento de energia menor do que três minutos) na linha de transmissão que abastece a cidade, por conta de descargas atmosféricas.

Na terça-feira (01/05/2012), o fornecimento de energia foi interrompido para 782 unidades consumidoras da cidade para conclusão de trabalhos de manutenção em uma cruzeta, peça de sustentação de cabos de energia instalada no alto dos postes.

A CPFL Paulista coloca à disposição de seus clientes diversos canais de atendimento para a obtenção de informação sobre interrupções no fornecimento de energia. O cliente pode, por exemplo, saber qual a previsão para o restabelecimento do sistema, em caso de queda de energia, por meio de uma mensagem de celular (SMS). Basta enviar o código do consumidor, que está na conta de energia, para o número 27351.

O serviço é gratuito. A CPFL Paulista também oferece atendimento gratuito pelo telefone 0800 010 10 10, no site www.cpfl.com.br, via chat, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Procedimentos para ressarcimento

Em relação aos pedidos de ressarcimento por queima de equipamentos elétricos, a CPFL Paulista esclarece que manterá os procedimentos adotados pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, regulados pela Resolução Normativa nº 414.

1. O consumidor deve registrar o pedido por meio dos canais de atendimento:
Chat – www.cpfl.com.br
E-mail – [email protected]
Call Center - 0800 010 10 10
Agências de atendimento
Site de serviços: – www.cpfl.com.br no link Fale Conosco

2. A CPFL Paulista analisará individualmente as solicitações dos clientes verificando em seu sistema se existe o registro de ocorrência na rede de distribuição.

3. Após essa pré-análise da solicitação, caso seja encontrada ocorrência na rede de distribuição, a CPFL Paulista pode requerer que o cliente envie dois orçamentos sobre o bem ou bens avariados. Como alternativa ao pedido de orçamento, a CPFL pode solicitar que uma empresa parceira especializada efetue a análise para elaboração de um laudo do dano causado.

4. A CPFL Paulista analisará os orçamentos e/ou laudos e, se deferido(s), efetuará o ressarcimento dentro do prazo previsto pela legislação, ou conserto por meio de assistência técnica credenciada. O ressarcimento ocorrerá somente quando a queima ou defeito em aparelhos elétricos estiver relacionado ao problema e/ou falhas na rede elétrica da CPFL Paulista.

5. Os critérios adotados seguem as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.


*Acompanhe as notícias da CPFL pelo Twitter. Acesse
http://twitter.com/cpflenergia
 

Fonte: Da Redação do PCI

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