Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
19/11/2014 | Química por todos os lados

 

 
 
 
Rui Goerck, vice-presidente de Químicos da BASF para a América do Sul
 
 
Você acorda, toma um copo d’água e segue para a cozinha para preparar o café-da-manhã. Depois de comer seu cereal, coloca a louça para lavar na máquina, calça seu tênis e sai para uma corrida matinal. Por fim, volta para casa, toma banho, escova os dentes, se veste e sai com seu carro para mais um dia de trabalho. Mesmo em atividades simples e cotidianas como essas é possível perceber uma variável comum, algo que liga e torna possível cada uma dessas ações. Se você está sentado em frente a um computador, tomando café ou mesmo dormindo – não importa: a química faz parte da sua vida.
 
Para começar, sem a química, o consumo de água ficaria bem limitado. Estima-se que metade da população mundial deixará de ter acesso à água potável até 2025. A ironia disso é que dois terços do nosso planeta são cobertos por água, grande parte inadequada para consumo humano. Aí entram as evoluções no setor químico: por meio da dessalinização e ultrafiltração, a água é limpa de sal e pode suprir a escassez em várias regiões do mundo. Este superfiltro é composto por poros de alta tecnologia de 20 nanômetros, e remove resíduos sólidos, bactérias, vírus e germes em escala industrial, levando água limpa para várias regiões do planeta.
 
Ainda em atividades de rotina, já pensou nos processos de fabricação de produtos que você usa no cotidiano? As embalagens coloridas que você vê no supermercado em prateleiras de cereais, pizzas, lasanhas, arroz e outros alimentos não apenas auxiliam no transporte, mas são essenciais para proteger os produtos de contaminação, umidade ou danos. Nesse caso, o desafio é fabricar uma embalagem sustentável, que não deixe resíduos nos alimentos e seja leve. A química alcança essa façanha com materiais feitos com polímeros que barram substâncias com moléculas grandes (como óleos minerais), mas permitem a passagem de moléculas pequenas (como vapor de água). Esse material tem de 10 a 15 micrômetros de diâmetro – para se ter uma noção, um fio de cabelo tem, em média, 120 micrômetros.
 
Outros processos como fabricação de amortecedores para tênis, o sabor de menta para pastilhas e cremes dentais, a proteção do carro contra danos, estruturas sustentáveis de concreto e até o sabão para lavar louças também dependem dos avanços da química. Da casa de cada um para a esfera global, de grandes indústrias para os supermercados, ela é o agente invisível, mas indispensável para todos nós.
 
Em um mundo com recursos naturais cada vez mais escassos e população crescente – em 2050, seremos mais de 9 bilhões -, a busca por inovações para oferecer produtos mais sustentáveis é essencial, bem como a preocupação com a proteção ambiental em toda a cadeia de valor – desde a captação de matérias-primas até o descarte de resíduos.
 
Daí a importância de enxergar além, prestar atenção aos mínimos detalhes e tentar entender como a química pode mudar a realidade e melhorar a vida da população mundial. Esse é um desafio para o próximo século e um legado positivo que o desenvolvimento de inovações, por meio da química, deixará para gerações futuras.
 
 
 
Sobre a BASF
 
Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
Fonte: Rui Goerck

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

488 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções