Na segunda-feira (21/3), a Sessão de Cinema na Rádio Cultura conta com um clássico: “Quo Vadis”, a partir das 19h30. Após três anos em campanha, o general Marcus Vinicius (Robert Taylor) retorna à Roma e encontra Lygia (Deborah Kerr), por quem se apaixona. Ela é uma cristã e não quer nenhum envolvimento com um guerreiro, mas apesar de ter sido criada como romana Lygia é a filha adotiva de um general aposentado e, teoricamente, uma refém de Roma. Marcus procura o imperador Nero (Peter Ustinov) para que ela lhe seja dada pelos serviços que ele fez. Lygia se ressente, mas de alguma forma se apaixona por Marcus. Enquanto isso as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes. Quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e a família dela. Nero captura os todos os cristãos e os atira aos leões, mas no final Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecerão.
Nesta versão de Mervyn Leroy, Nero é interpretado de forma soberba por Sir Peter Ustinov , que foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante junto com Leo Genn , que faz o papel de Petronius, seu conselheiro e autor da obra Satyricon . “Quo Vadis” foi indicado em 1952 ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor fotografia colorida, melhor figurino colorido, melhor ator coadjuvante (Leo Genn e Peter Ustinov), melhor direção de arte fotografia colorida, melhor montagem e melhor trilha sonora original de filme dramático. Também foi indicado ao Globo de Ouro em 1952 (EUA).Venceu nas categoria de melhor ator coadjuvante (Peter Ustinov) e melhor fotografia colorida. Curiosamente aparecem entre os figurantes, atores como Bud Spencer, Sophia Loren e Elizabeth Taylor, que por essa época ainda não eram assim tão conhecidos do grande público.
O filme tem um elenco fabuloso,boa reconstituição de época (Império Romano),muito bem fotografadas com excelentes efeitos especiais. É um dos mais importantes filmes da História do Cinema.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.