Somados os alunos matriculados nas redes estadual e municipal, recepcionados nesta segunda-feira 10.068 estudantes nas diversas escolas municipais e estaduais. Eles vêm se juntar a cerca de outros 4 mil abrigados em escolas particulares, SESI e ETEC. As particulares retomaram as atividades já na segunda feira passada. A intensa movimentação de veículos em torno destas escolas já sinalizava com um novo cenário.
A Secretaria de Estado da Educação informou que estão matriculados em Itapira 6.086 estudantes, sem oferecer, no entanto, a divisão por escolas. Nas escolas municipais serão 3.982 estudantes; 728 na Educação de Jovens e Adultos, 1.156 nas escolas de ensino infantil e 2.908 nas escolas de ensino fundamental. Tanto o governo estadual, quanto o governo federal garantem que o transporte de seus alunos está totalmente regularizado. A Secretaria Municipal de Educação alerta que as inscrições para o transporte se encerraram na sexta-feira, dia 1º de fevereiro.
Subsídios
Outra novidade no tocante ao transporte de estudantes na cidade, diz respeito ao subsídio que a Prefeitura oferece para os estudantes universitários. O chefe de planejamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fernando José Bendassoli, conta que os interessados terão necessariamente que passar por uma entrevista no setor de promoção social da Prefeitura para aferição de sua condição sócio-econômica.
De acordo com Decreto do Prefeito José Natalino Paganini, os subsídios serão distribuídos com base na renda familiar. Aqueles que têm renda per capta de meio salário mínino (pouco mais de 300 reais por pessoa membro da família) terão 100% do valor do transporte subsidiado. Com renda de 05, a 1,5 salários, o subsídio será de 75%. De 1,5 a 2,5 salários mínimos, 50% e de 2,5 a 3,5 salários mínimos, 25% do valor.
Movimentação em torno das escolas particulares cresceu a partir do começo de semana
Segunda -feira: alunos em toda a rede municipal