Carregando aguarde...
Itapira, 01 de Outubro de 2024
Notícia
30/07/2011 | Região de Campinas: Itapira entre melhores atendimentos em UBSs

Se pertencesse à Região Metropolitana de Campinas, Itapira estaria em oitavo lugar entre todas as 19 cidades na relação entre Unidades Básicas de Saúde e número de habitantes atendidos. Estaria melhor, por exemplo, que Campinas, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, entre outros municípios que contam até mesmo com orçamentos muito maiores que o de Itapira. A relação também é melhor quando comparada com a situação estadual. A informação é resultado da comparação entre dos dados locais e um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, Fundação Seade (Sistema Estadual e Análise de Dados) e IBGE, publicado nesta semana pelo jornal Correio Popular.

Hoje, Itapira conta com 12 Unidades Básicas de Saúde, devendo aumentar para 13 quando estiver concluída a UBS do bairro Istor Luppi, já em construção. Com sua conclusão, o município se posicionaria em sétimo lugar na Região Metropolitana de Campinas. Como os dados comparam apenas as unidades de bairros e de atendimento generalizado, não foram incluídos nos cálculos da Secretaria de Saúde de Itapira, ao fazer as comparações, o Hospital Municipal e o Centro de Especialidades Odontológicas, o que faria a relação itapirense melhorar ainda mais.

Para se ter uma idéia, Campinas, sede da região metropolitana, tem um posto de saúde, ou UBS, para cada grupo de 15.897 habitantes. Em Paulínia, que tem o maior orçamento por pessoa do Estado de São Paulo, funciona uma UBS para cada grupo de 13.691 moradores.

Ao verificar estes números, o secretário de Saúde, Vladen Vieira, lembra que a partir deste ponto de vista a situação de Itapira é bem mais confortável. Hoje, Itapira, com 68.537 moradores contados pelo IBGE, tem uma UBS para cada grupo de 5.711 moradores. Com a conclusão da UBS do Istor Luppi, a relação cairá para 5.272 habitantes por unidade de saúde.

Na comparação com os dados da Região Metropolitana de Campinas, Vieira lembra que isso significa que um número menor de itapirenses é atendido em cada unidade básica de saúde, o que significa melhor organização do sistema e maior conforto para os usuários. A tabela mostra que Itapira fica à frente de Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara do Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Itapira também está à frente, com grande margem, da média estadual, que mostra

O secretário de Saúde lembra ainda que a administração municipal, por determinação do prefeito Toninho Bellini, vem fazendo fortes investimentos no setor exatamente para melhorar o atendimento ao público. Com este intuito, foi construída a UBS “Edgar Trani Bagatella”, no conjunto Braz Cavenaghi, e está em fase final de obras a UBS “Dr. Décio Galdi”, no bairro Istor Luppi, assim como foi construído e instalado de forma correta e moderna o Pronto Socorro do Hospital Municipal e criado o Centro de Especialidades Odontológicas “José Wagner Avancini”. Além disso, todo o Sistema Municipal de Saúde mantém contínuo programa de aprimoramento de seus profissionais e de ampliação do quadro de colaboradores, a fim de procurar atender todas as demandas da comunidade. “É um investimento permanente que fazemos, sempre buscando dar o melhor serviço possível à população itapirense em todas as unidades de saúde e em todas as especialidades, uma vez que esta tem sido uma prioridade constante de nossa administração”, afirmou o prefeito Toninho Bellini.

 



 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

819 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções