Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
03/09/2012 | Reinauguração” da Igreja de São Judas emociona fiéis

 

Com a presença de um público estimado em torno de 600 pessoas foram entregues na noite de terça-feira, 28, as obras realizadas no interior da Igreja Matriz de São Judas Tadeu , no bairro do Cubatão. O ponto alto da cerimônia foi a celebração de uma missa solene, presidida pelo Bispo de Amparo, D.Pedro Carlos Cipolini e que teve acompanhamento de 15 párocos e ex párocos de igrejas aqui de Itapira e de várias cidades pertencentes à diocese de Amparo, além do acompanhamento de 12 seminaristas. 
 
A cerimônia foi muito emocionante para alguns participantes, como é o caso do pedreiro aposentado Benedito Bicudo, de 87 anos. Ele contou que trabalhou na construção da Igreja, em 1977, de forma voluntária. Ele disse ainda que achou a reforma “muito bonita”. Apesar da idade avançada, garante que há pelo menos 30 anos tem atuado nas festas da paróquia, chefiando “a barraca do pastel”.
 
Em meio aos párocos, estava Padre Jorge Pedro Jepsen, de 80 anos, que veio da cidade de Aguaí onde reside. Ele foi o segundo pároco a assumir a Igreja, que à época ainda não era Matriz. Ele não soube precisar quanto tempo aqui permaneceu, mas disse que estava muito feliz por participar daquela cerimônia.
 
O Bispo de Amparo, D. Pedro Carlos Cipolini, que presidiu a missa solene, dirigiu uma menção especial à participação da aposentada Angelina Levatti Ribeiro, de 99 anos. Dona “Anjula”, como é popularmente conhecida, é moradora do bairro do Cubatão e frequentadora assídua das celebrações religiosas desde que a Igreja foi construída.
 
D. Pedro disse durante a homilia que a reforma era uma conquista que deveria ser creditada à toda comunidade. Ele não se esqueceu de dirigir elogios ao trabalho feito por Padre Érique Fernando Bordini, pároco por ele designado a partir de janeiro de 2011. “Padre novinho assim costuma ter muito empenho, trabalha muito e Padre Érique é um bom exemplo disso”, brincou.
 
Bordini determinou – com apoio e ajuda da comunidade – várias reformulações, como a colocação de gradio na área externa, obras de ampliação, reforma na sacristia e na sala destinada às obras de caridade dos Vicentinos. Ordenou também a restauração da parte interior, com direito à construção de um “braço” lateral à esquerda do altar para permitir uma melhor acomodação dos fiéis, um novo altar, melhorias na iluminação, sonorização e até da pintura com a imagem do santo que fica ao fundo do altar principal.
 
Ele tomou a precaução de permitir que os fiéis conhecessem o resultado das reformas somente na terça-feira. Com efeito, por volta das 19h00, apesar da ameaça de chuva, já era grande a presença de fiéis na entrada principal aguardando as portas serem abertas. A cerimônia durou cerca de 90 minutos e atraiu católicos de várias outras paróquias.
 
O pedreiro aposentado que ajudou a erguer a Igreja, muito emocionado
 
Padre Jorge se deslocou de Aguaí para a cerimônia
 
Uma multidão lotou as dependências da Igreja
 
D. Pedro Carlos presidiu a missa solene
 
A imagem de São Judas sendo entronizada no novo altar
 
Dona  “Anjula” Levatti, elogiada pelo Bispo
 
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1095 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções