A pretexto de aprenderem detalhes que regem a necessidade que toda empresa possui em ter uma política de segurança no trabalho ,um grupo de 27 aprendizes da Organização Não Governamental (ONG) Jovem em Ação recepcionou o biólogo Anderson Martelli na sexta-feira, 03 de maio. Segundo a professora Adriana Carvalho, boa parte das empresas com foco de atuação no comércio e na indústria precisa se enquadrar no cumprimento de algumas normas ambientais inseridas na regulamentação da Legislação que focaliza a questão da segurança.
Segundo a professora, todos estes aprendizes frequentam o chamado Padep (Programa de Aprendizagem em Educação Profissional) e estão empregados. “Neste estágio da formação dos nossos aprendizes é importante posicioná-los sobre temas , os quais, terão contato direto a partir do momento em que estiverem no mercado de trabalho e a questão da segurança é uma das mais importantes neste sentido”, obervou.
A decisão de convidar Martelli para palestrar para os aprendizes se deveu ao fato da questão da segurança no trabalho caminhar de mãos dadas com a questão ambiental. “Uma das normas regulamentadoras da questão da segurança no trabalho trata das exigências ambientais. Neste sentido avaliamos ser oportuna a presença de uma autoridade da área para explicar melhor como funciona este relacionamento”, propôs.
A palestra que começou às 15h30 teve aproximadamente uma hora de duração. Em sua abordagem, Martelli fez considerações gerais a respeito da questão ambiental e depois mostrou ao grupo como as empresas são obrigadas por Lei ao cumprimento de uma série de medidas como por exemplo dar destinação correta a resíduos e requerer periodicamente certificação de licença de funcionamento junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de
São Paulo, a CETESB. “ Não sou especialista na área, mas procurei dar um enfoque que mostrasse aos jovens que até mesmo no ambiente de trabalhos as preocupações com o meio ambiente devem ser levada a sério”, comentou o palestrante.
Martelli palestrou para grupo de 27 aprendizes na sede do Jovem em Ação