Objetivos
Este presente objetivo busca exemplificar, bem como, enquadrar o Interact Club de Itapira como uma organização praticante dos preceitos de responsabilidade social institucional conforme o Rotary International e as leis brasileiras. Para tanto serão descritas as atividades realizadas pelo clube: visita a creches e asilos, arrecadação de alimentos, campanhas do agasalho, dentre muitas, recebendo enfoque uma campanha de alimentos realizada ao final de cada ano, denominada campanha S.O.S.. Antes de iniciarmos a análise da atuação do clube é necessário explicar o que são Rotary e Interact para que haja uma maior compreensão do que será estudado. Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. A participação no Rotary é feita de forma voluntária, e o Interact são clubes de prestação de serviços patrocinados pelo Rotary, para jovens de 14 a 18 anos ou estudantes do segundo grau.
Métodos/Procedimentos
Foram realizadas revisões bibliográficas sobre responsabilidade sócio-ambiental institucional, investigações sobre a organização (história, características, e outros), levantamento de informações sócio-ambientais divulgadas, além de visitas e entrevistas.
Resultados
Nas práticas de responsabilidade socioambiental, constatou-se que desde 1966 existem atividades voltadas ao fomento das práticas de responsabilidade socio-ambiental, que garante parâmetros de benefícios sociais diversos assim como aprimoramento da cidadania dos participantes. Para esclarecer tais questões, realizaram-se várias entrevistas e o que foi verificado na visita tem-se que:
1)Campanhas de doação de alimentos;
2) Visitas a instituições de caridade;
3) Projetos de educação ambiental;
4) Entrega de cestas básicas;
5) Trabalhos em prol da comunidade.
Conclusões
O que se apreende, então, é a participação do Interact Club de Itapira no âmbito da responsabilidade social. Pode-se dizer ainda que tais jovens se inserem em um quadro único: é visto cada vez mais a irresponsabilidade juvenil: jovens praticando crimes e esquivando-se das virtudes vitais. No Interact os membros aprendem a valorizar o que têm e praticam ações de boa índole ao invés de se desviarem para outros caminhos. Referências Bibliográficas Gaspar, C. A. F. Responsabilidade socioambiental empresarial: do conceito à prática. In: Laboratório de Idéias. 2005.
http//:www.rotary.org.br
http//:www.rotary.org/pt/StudentsAndYouth/YouthPrograms/Interact/Pages/ridedefault.aspx
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.