A retomada do carnaval itapirense tem início a partir deste sábado, dia 09, no Parque Juca Mulato. Preocupado com as questões de segurança, o prefeito José Natalino Paganini, solicitou à sua equipe a elaboração de um projeto que contemple todos os aspectos preventivos. Na manhã desta quarta-feira, 06, além do prefeito e do diretor de Cultura e Turismo Marcelo Iamarino, estiveram reunidos o secretário municipal de Defesa Social Cel. Vanderlei Manoel de Oliveira, o capitão Peixoto e o soldado Lucas da Polícia Militar, bem como os representantes da equipe particular de segurança contratada Márcio Cristiano Raineri e André Luis Sales, e o chefe do departamento de Trânsito Clayton Ribeiro.
Entre as ações determinadas estão: a proibição da venda de bebidas em latas ou garrafas e para menores de 18 anos; o acompanhamento e a fiscalização da montagem e funcionamento das barracas na praça de alimentação, inclusive com a exigência da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; instalação de lixeiras e permanência de uma equipe de manutenção elétrica e hidráulica de plantão; permanência de uma ambulância de plantão durante todo o evento; presença constante de um representante do Conselho Tutelar e a instalação de banheiros químicos masculinos e femininos. O banheiro no interior do Parque Juca Mulato também estará disponível.
Além disso, decidiu-se pelo isolamento do popularmente conhecido “barrocão” do Parque, sendo que apenas o “escadão” estará liberado.
Da mesma forma, o departamento municipal de trânsito já definiu as ruas que serão fechadas: rua Bentico Pereira com a rua Rui Barbosa; rua Alfredo Pujol com a rua Ribeiro de Barros; rua Mário da Fonseca com a rua João de Moraes; rua Campos Salles com a rua XV de Novembro e ladeira São João com Av. Brasil.
Ainda de acordo com as autoridades de segurança, o efetivo deverá ser de aproximadamente 100 homens, sendo 35 Policiais Militares, 30 Guardas Civis Municipais, 35 agentes de segurança particular e dois agentes de trânsito.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.