Uma reunião promovida na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social nesta sexta-feira, 21, definiu a organização da Conferência Livre, que será realizada em parceria pela Secretaria e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O evento, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, acontecerá de maneira simultânea nas sedes do Jovem em Ação e da Aipa-Guarda Mirim.
“A Conferência Livre terá a participação dos adolescentes atendidos por essas duas entidades, com o objetivo de envolvê-los nas discussões referentes à V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no dia 10 de novembro com o tema Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, afirmou a diretora de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
Ela explicou que o principal objetivo da Conferência Municipal é mobilizar o sistema de garantias de direitos e a população em geral, para a implantação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Nesse contexto, a Conferência Livre será muito importante para levantar as propostas sugeridas pelos próprios adolescentes. Pela primeira vez no município, eles serão envolvidos no processo de discussão”, observou.
Regina enfatizou que esse processo de construção coletiva a partir das conferências municipais, estaduais e distrital consolida o verdadeiro papel dos conselhos historicamente constituídos. Durante a reunião, foi salientando também que o CMCDA acredita nesse envolvimento e compromisso para o fortalecimento da democracia participativa, tendo como resultado a efetivação das políticas públicas, garantindo assim os direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.