Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Novembro de 2024
Notícia
27/07/2011 | Reunião no Circolo discute a criação da Fundação Jácomo Mandato

Ontem, dia 27 de julho, realizamos a primeira reunião para a organização da Fundação Jacomo Mandato que será a mantenedora do Centro de Memória de Itapira,  a guardiã da nossa história. A idéia é volumosa, pois além de tentar reunir documentos, fotos, áudios, filmes, objetos, enfim, tudo o que  se refere à história do município, personalidades de todos os setores, pessoas marcantes do povo, sejam pelas suas excentricidades ou por algum feito que não tenha durado mais do que quinze minutos, queremos catalogar, digitalizar, restaurar quando for o caso, arquivar de forma correta, em móveis especiais, salas climatizadas etc. para que nada venha a se perder com o tempo.

Além disso, a Fundação terá uma programação extensa, durante o ano, com exposições temáticas, palestras, produção de textos, concursos voltados para as escolas e trabalhos de alto nível envolvendo historiadores e pesquisadores, reedição de obras importantes e o que mais a imaginação dentro do interesse histórico permitir.

A Fundação não terá vínculos políticos que possam afetar a sua existência em função de eventuais mudanças de comando. Por isso, todos os grupos políticos da cidade, desde que voltados para os objetivos preservacionistas estarão integrados ao projeto. Uma instituição que não terá a preocupação em monopolizar a história da cidade ou ser a detentora da memória municipal, desenvolverá parcerias com o museu, secretarias de Cultura e Educação ou qualquer entidade ou grupo de pessoas envolvidas com o assunto.

A presença do escritor, jornalista e historiador Jacomo Mandato em Itapira representa a alma do cidadão itapirense. Ninguém, mais do que ele, foi tão fundo nas entranhas da nossa história. Ele dedicou a sua vida na construção histórica documentada do município. O acervo Jacomo Mandato reúne textos, cartas, documentos, livros, periódicos e fotografias. Desde a sua morte, a preocupação de muitos itapirenses estava voltada para o destino, preservação e disponibilidade para os pesquisadores e ao público em geral.

Historiadores da cidade, Grupo da Pedra, Secretaria da Cultura e pessoas interessadas na preservação da memória da cidade foram convidados para uma reunião pautada em Jacomo Mandato. Para que todos se inteirassem do assunto, Nino Marcati foi o encarregado de apresentar o relatório que segue:
Dia desses, numa conversa descontraída de supermercado, entre a diretora do Circolo Salete Cesareto e Angelina, filha de Jacomo, predominou o assunto: "o que fazer com o legado deixado por Jácomo Mandato". Por conta daquela conversa, Salete entrou em contato comigo, resumiu o bate-papo e perguntou: "o que nós do Circolo poderemos fazer para ajudar".  Respondi: "Primeiramente, devemos encontrar um lugar, conversarei com o Presidente Walter Ricciluca para saber se o Circolo poderá ceder o espaço necessário. Posteriormente, poderemos pensar na criação de uma Fundação Jacomo Mandato, que tal?".

Imediatamente, depois de conversar com Walter Ricciluca, retornei para a Salete e comuniquei: "O Walter achou a idéia fantástica, podemos dar andamento ao projeto, pois contaremos com o Circolo em tudo que precisarmos. Basta, portanto, a concordância das duas filhas do Jacomo". Coube à Salete o retorno da conversa comAngelina e Hadassa.

"Consultadas,  as duas adoram a idéia. Aqui estamos para aprofundar um pouco mais a idéia, sentir de vocês a disposição de continuar a caminhada, fomentando discussão para o aperfeiçoamento do projeto".
A Fundação "Jacomo Mandato" seria criada com a finalidade de cuidar do acervo do patrono, catalogando, digitalizando, arquivando de forma eficiente e restaurando os documentos, quando fosse o caso. Visando facilitar o acesso rápido e prático das pessoas interessadas, sem contudo, colocá-los em risco de degradação.

Uma conversa sobre o assunto com Renato Coraça Silva, do Portal Cidade de Itapira, e com o historiador e pesquisador Eric Lucian Apolinário, surgiu a idéia de criarmos um "Centro de Memória", que além do acervo do Jacomo, poderia reunir materiais relacionados com a história do município, do povo de Itapira, das personalidades políticas, artísticas e beneméritas, em todos os sentidos, em vídeo, áudio, imagens, depoimentos etc..

Para se fazer tudo isso, na base da boa vontade e voluntariado é muito difícil. Teriamos que buscar recursos para esse trabalho onde eles existirem: nas empresas, nos governos municipais, estaduais e federais. Podemos chamar, se existir disposição da parte dele, o Deputado Barros Munhoz para nos ajudar, mostrando os caminhos para que os recursos que precisamos chegue o mais rápido possível. Não podemos transformar essa primeira reunião num fogo de palha. O trabalho é muito sério para deixar morrer na praia, depois de muito nadar.

O Sr. José Eduardo Rocha Pereira, integrante do Grupo da Pedra, dileto amigo de Jácomo Mandato, tem boa experiência com Fundação, pois é um dos grandes colaboradores do Instituto Américo Bairral, com certeza poderá nos prestar uma grande ajuda, apesar das finalidades serem diferentes.
Todas as pessoas convidadas para essa reunião manifestaram apoio à iniciativa, algumas por motivos particulares não compareceram, mas estarão conosco no próximo encontro.

A reunião foi finalizada com a promessa de ser encaminhado para os presentes e convidados ausentes um resumo das idéias discutidas, informações sobre a estrutura de uma fundação e a abertura de convites para outras pessoas interessadas no assunto "memória". Na segunda quinzena de agosto, o grupo voltará a se reunir para dar  encaminhamentos mais sólidos para a criação da Fundação.

Participaram dessa reunião: Walter Ricciluca, Jose Humberto Marcati, Jose Eduardo Rocha Pereira, Hadassa Mandatto Bovo, Maria Elizabeth Guiraldelli, Arlindo Bellini, Luis Carlos Finazzi, Jose Renato da Silva, Paulo Mitestainer, Angelina Lucia Mandatto, Juliana Avancini, Marcos Carlos, Flávia Salete Barreta Cesaretto, Laura Mandatto Bovo, Lilia Aparecida Pereira da Silva, Eric Lucian Apolinario.

Outros nomes serão incorporados ao projeto, pessoas que já foram ou serão convidadas: Toy Fonseca, André Santiago, José Barreto, João Carlos de Oliveira, José Alair de Oliveira, Sergio de Freitas, Humberto Butti, José Armando Pereira da Silva, Helo Bueno, José Carlos Vieira, Antonio Carlos Martins, Odair Pegorari, Antonio Carlos Marcati, os diretores e jornalistas dos jornais Tribuna de Itapira, A Cidade, Gazeta, da revista Agora, enfim, vamos reunir um super time para garantir a formação de uma fundação que honre e dê continuidade ao trabalho desenvolvido por Jacomo Mandato.  

A expectativa do grupo é de que no dia 25 de setembro, data do terceiro ano da morte de Jacomo Mandato a fundação que leva o seu nome seja oficialmente criada.
 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1718 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções