Obedecendo a uma pauta instituída pela comunidade rotariana vinculada ao Distrito 4590 (baseado em Campinas e que abrange 43 cidades entre elas, Itapira) , a direção do Rotary Clube local deu início no final do ano passado ao projeto “Leitura na Praça” para assinalar, segundo a presidente do clube de serviço, Miriam Gueller Lacerda, a passagem do mês mundial da alfabetização. Para participar, basta doar um livro em bom estado e que tenha conteúdo literário, voltado para o público infanto juvenil e também para os adultos. As doações devem ser efetuadas até o dia 15 de fevereiro ( veja abaixo os locais onde podem ser entregues).
O Projeto Leitura Na Praça foi formulado originalmente em 2012 pelo Rotary Club Campinas Alvorada, em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Tigrinhos da Comunidade e outras instituições sociais. Foi formulado para promover o acesso e o incentivo à leitura em bairros mais afastados de Campinas, carentes de estímulos culturais. Os resultados foram tão positivos que a direção distrital adotou o projeto para que fosse estimulada sua realização também nas 43 cidades, algumas delas com mais de um clube estabelecido, sob jurisdição do Distrito 4590.
Ainda segundo Miriam Lacerda, estão sendo mobilizados outros grupos de apoio que gravitam em torno do Rotary, como a Casa da Amizade, Rotaract e Interact. “Precisamos contar com todo tipo de ajuda para que a proposta seja bem executada”, disse. A dirigente informou ainda que as caixas para recebe os livros podem ser encontradas em 19 postos de recolhimento espalhados pela cidade.
Apesar do projeto possuir uma certa semelhança com um projeto da Rede Social no conjunto residencial Braz Cavenaghi, ele pretende, conforme esclareceu a presidente rotariana, no caso do evento que está agendado para ocorrer no dia 14 de março, na Praça Bernardino de Campos, permitir que haja intercâmbio de livros e estímulo para quem gosta de ler. “Os livros serão triados os livros e devolvidos à coletividade”, arrematou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.