Neste domingo, 18, o cineasta amador itapirense Daniel Ramonda que está preparando um documentário sobre a história de Itapira, depois de escolher a Rua Fleming como palco para as suas ideias e convidar a Cia. Teatral Paulino Santiago, grupo comandado por Juliana Avancini, gravou cenas ambientadas nos anos 30. Cauteloso, Daniel tomou todas as providências possíveis para que as gravações transcorressem dentro do roteiro imaginado. Juntou uma boa equipe, reuniu equipamentos, inclusive dois automóveis antigos gentilmente cedidos por Edison Dorigatti, solicitou ajuda da Guarda Municipal para que o trânsito não dificultasse as tomadas de cenas. Para surpresa de Daniel, o famoso pontilhão da Fepasa recebeu pintura nova, o que auxiliou na qualidade das cenas.
Daniel - como seus trabalhos tem bem demonstrado - tem o dom de capturar imagens diferenciadas. Ele consegue transformar uma cena corriqueira, em cenário cinematográfico. Como a ideia era voltar no tempo, cuidou para que nenhum ângulo mostrasse rastros de modernidade. Os atores da companhia teatral compareceram devidamente vestidos com roupas da época e como são do ramo, o trabalho foi com alto grau de perfeição.
Para os próximos dias, outras cenas estão programadas para a gare da mogiana. Como não eles dispõem de grua, já encontraram um caminhão com uma caçamba especial que levará a câmera a 10 metros de altura.
O documentário que Daniel Ramonda está preparando com a ajuda de vários colaboradores envolve pesquisa histórica, coleta de imagens, gravações aéreas, cenas de época, mas o mais importante é que será um trabalho, talvez o primeiro, a juntar a nossa história com arte. Se todos os documentários já realizados são importantes pelo valor histórico, este terá a leitura artística de itapirenses.
A cidade espera que projetos dessa natureza sejam constantes e cheios de criatividade. O Portal Cidade de Itapira e Jornal A Cidade se orgulham de estar participando e apoiando este projeto desde o início.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.