Evento atraiu técnicos de várias autarquias da região
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) recepcionou nesta semana uma equipe de consultoria da Eletrobrás e da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), que ministraram um curso de capacitação que mobilizou oito servidores da equipe técnica e de chefia da autarquia itapirense, além de representantes de cidades vizinhas como Mogi Mirim, Santa Bárbara do Oeste , Águas de Lindóia e até da SANASA, de Campinas.
O curso realizado insere-se no Programa de Uso Eficiente de Energia Elétrica e Água em Sistemas de Saneamento (PROCEL Sanear), que, conforme a própria denominação sugere, é voltado para o aumento da eficiência energética em sistemas de saneamento básico. O PROCEL, gestado a partir de 1995 pela Eletrobrás, é responsável pela execução de programas de economia e eficiência energética em diversas áreas como prédios públicos, Iluminação Pública, Gestão Energética Municipal, Edificações e Indústria.
Iniciado em 2004, o PROCEL Sanear já conseguiu expressiva melhora na eficiência do uso da energia elétrica de autarquias espalhadas em várias partes do país. Segundo informou a assessoria de comunicação da Eletrobrás, as autarquias de saneamento básico sozinhas consomem cerca de 2,3% de toda energia produzida no país. Devido a algumas características peculiares, como por exemplo, utilizar equipamentos que operam em regime permanente (bombas) e em horário de ponta a ponta, têm na energia elétrica o segundo item do custo financeiro.
O engenheiro Lucas Pereira Gardinali, diretor-técnico do SAAE, encarregado de recepcionar os técnicos do programa, informou que o custo de energia no sistema de captação de água da autarquia gastou em junho passado pouco mais de R$ 55 mil. Segundo revelou, a partir do momento em que recebeu em maio passado uma sondagem de um funcionário da Eletrobrás sobre o interesse da cidade recepcionar o programa, levou o assunto ao presidente do SAAE, José Armando Mantuan, que determinou que fosse dada uma atenção especial ao assunto.
Gardinali contou ainda que a única contrapartida que o SAAE terá com a consultoria será investir na modernização de seu sistema para que as medidas de economia surtam o efeito esperado. Corroborando com a iniciativa, os técnicos da Unifei que estiveram na cidade debateram o painel “Diagnóstico Hidroenérgético em Sistemas de Bombeamento”. Participaram os professores Augusto Nelson Carvalho Viana (engenheiro mecânico); Renato Swert Carneiro Dias Junior (engenheiro eletricista), ambos da UNIFEI; Airton Sampaio e Marcus Paes Barreto (engenheiros civis) da equipe de consultoria da Eletrobrás e agentes propagadores da Rede LENHS, uma rede integrada de laboratórios e centros de pesquisa cujo objetivo é gerar e disseminar conhecimento em eficiência energética e hidráulica no saneamento ambiental.
Capacitação
A partir do momento em que assumiu o compromisso de integrar o programa de eficiência energética, o SAAE passará também por um processo de capacitação interna pra atingir as metas fixadas pelo programa a partir de orientações recebidas da própria Eletrobrás. Entre as medidas propostas estão a regularização da demanda contratada, acompanhamento e análise do consumo de energia, correção dos fatores de potência e a adoção de campanhas educativas de redução de consumo. José Armando Mantuan lembrou que esta iniciativa vem a corroborar com os esforços desencadeados pela autarquia para obter a certificação de qualidade ISO 9001, cujo escopo principal refere-se exatamente à melhoria de todos os processos de gestão da autarquia.
O professor Augusto Viana, da Unifei, quando palestrava na terça-feira
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.