Lucas Gardinalli e Manoel Ornellas, dois dos integrantes da comissão de implantação
A direção do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) anunciou esta semana que a autarquia deu o pontapé inicial para o processo de obtenção da certificação de qualidade Iso 9001. O presidente do Saae, José Armando Mantuan, apresentou parte da equipe que estará coordenando o processo de implantação dos procedimentos necessários à certificação.
Participaram da coletiva os engenheiros Manoel Carlos Boretti de Ornellas e Lucas Pereira Gardinalli. Ornellas foi designado para atuar como espécie de coordenador do processo. Uma das primeiras medidas anunciadas foi a implantação da equipe de auditores internos. Esses auditores estarão interligados a todos os setores da autarquia que atualmente tem 112 funcionários.
Diferentemente do que ocorre normalmente na iniciativa privada, quando uma das primeiras providências é a contratação de uma empresa de consultoria, o Saae vai recorrer aos préstimos da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), de Campinas-SP. Mantuan informou que o gerente de qualidade da empresa, Alessandro Tetzner, é natural de Itapira e se dispôs em ajudar no que fosse preciso para cooperar com os colegas na aplicação de todos os passos necessários para a adoção de normas e procedimentos que possam conduzir ao desejado processo de certificação.
Mantuan disse que a idéia da certificação foi proposta pelo prefeito José Natalino Paganini (PSDB). “O Paganini vem da iniciativa privada e possui esta cultura da qualidade total. Ele entende que a autarquia, assim como os consumidores, terão muito a ganhar com a adoção de medidas que elevem sua eficiência”, revelou.
No que depender do desejo do presidente, até o final do ano o Saae poderá ser auditado por uma empresa certificadora. Ornellas, no entanto, acha difícil executar as tarefas num prazo tão exíguo. Ele detalhou os oito pilares que sustentam a gestão de qualidade e que deverão ser adotados de forma conjunta. Estes enunciados abordam questões como relação com os clientes, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem do sistema, relacionamento com fornecedores , entre outros aspectos. Para Mantuan, este conjunto de medidas trará vários benefícios como a uniformalização do sistema, do padrão de atendimento, fomentar o conceito de competitividade, evitar desperdícios, aumentar a eficiência e aumentar a transparência da gestão.
Integram a comissão designada para o andamento dos trabalhos Manoel Carlos Boretti de Ornellas (Engenheiro Químico), Lucas Pereira Gardinalli (Engenheiro Ambiental), Bruno Valentin Retrão (Engenheiro Ambiental), Silvia Ranzatti (procuradora jurídica), Vanusa Pereira (técnica em segurança do trabalho), Raquel de Campos Cardoso (encarregada de RH), Fernando Vieira Caporalli (encarregado do setor comercial) e Daniele Almeida Duarte (assistência técnica).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.