Se você é responsável por uma criança de até cinco anos, leve-a nesse sábado, 16, para tomar as duas gotas da vacina Sabin, contra a poliomielite (paralisia infantil). "Todas devem tomar, incluindo as que estão com a vacinação em dia", ressalta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde.
Para a campanha deste ano serão mobilizados, em parceria com as prefeituras, 51 mil profissionais de saúde, além de 4,1 mil veículos, 77 ônibus e sete barcos. Além da vacina contra a poliomielite, as doses que estejam em atraso na caderneta serão atualizadas. Na capital, as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda abrirão até 20h.
"São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, como Nigéria, Paquistão e Afeganistão, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas", diz a diretora de Imunização.
A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. "A única contra-indicação para tomar é a criança estar imunodeprimida, como acontece em tratamentos com quimioterapia ou radioterapia", diz Helena.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.