A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta semana inúmeras ações em prol do Meio Ambiente, relata o secretário da pasta José Alair de Oliveira, dentre elas palestras educativas sobre o tema Agua, Mata Ciliar e Resíduos Sólidos, plantio de arvores em área de preservação permanente e distribuição de mudas na Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos – ASCORSI.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
As ações tiveram inicio no dia 03 onde o biólogo da pasta Anderson Martelli proferiu palestras educativas para um público de aproximadamente 180 alunos, sendo uma no período da manhã e outras duas no período da tarde junto aos alunos da Escola Interativa abordando os conceitos fundamentais sobre educação ambiental, uso racional da água, preservação das matas ciliares, lençóis freáticos e consumo responsável, assim como medidas mitigadoras e ações desenvolvidas pela SAMA como formas de desenvolvimento sustentável abordando equidade social, preservação ambiental e viabilidade econômica. Em complemento as ações, foram realizadas o plantio de 100 mudas de arvores nativas com os alunos do ensino fundamental favorecendo a reconstituição da mata ciliar do córrego Laura paralelo a Av. Vereador David Moro.
Foi proferida também uma palestra junto aos alunos do Colégio Anglo sobre resíduos sólidos, mas especificamente sobre aterro sanitário e informações de como é feito a gestão dos resíduos ao chegar nessa área como a compactação, recobrimento e procedimentos técnicos e operacionais adotados, sendo observado grande interesse por parte dos alunos e professores. Fechando as ações desta semana, a SAMA também realizou a doação de 20 mudas de arvores aos associados da ASCORSI favorecendo a arborização urbana do município.
Segundo Martelli, as ações contabilizaram a participação de aproximadamente 300 pessoas entre alunos, professores e funcionários, sendo observada uma boa interação dos participantes com o tema, ponto essencial para que eles tornem-se, junto a seus familiares e amigos, multiplicadores dos conteúdos discutidos durante as atividades.
José Alair de Oliveira, enfatiza que cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, manutenção das matas ciliares e arborização urbana. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado favorecendo o desenvolvimento sustentável contribuindo com as futuras gerações.
Oliveira finaliza retratando que as ações continuam com o plantio de mudas de arvores na área urbana e o planejamento de mais plantios não deixando de relatar toda a assistência aos pequenos proprietários rurais no que diz respeito a produção agrícola e meio ambiente. Itapira com essas ações visa atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida, sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.