Entre os dias 16 e 29 ultimo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou ações em comemoração ao Dia da Árvore comemorado no dia 21 de Setembro.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta relata José Alair de Oliveira, secretário da pasta.
Para marcar um novo ciclo em relação ao meio ambiente, justamente em uma data próxima da chegada da primavera, estação ideal para a natureza recuperar a vida adormecida nos meses de inverno, o Dia da Árvore foi instituído no Brasil em 21 de setembro de 1979.
Em comemoração a este dia, a SAMA realizou palestras através do biólogo da pasta, Anderson Martelli para alunos do 4º ano do Colégio Anglo Itapira e para mais de 120 alunos da Escola Estadual Fenizio Marchini no distrito de Barão Ataliba com uma ótima interação entre os estudantes. No dia 19, foi realizado um plantio simbólico de 10 mudas de arvores na área de preservação do córrego Santa Marta junto aos alunos e professores da AIPA Guarda Mirim na I Caminhada da Primavera, sendo trabalhado a importância da mata ciliar na preservação dos cursos d’agua.
Por fim, no dia 29, as ações foram encerradas com a limpeza de uma parte do Ribeirão da Penha, nas imediações da captação d’agua pela equipe da SAMA sob o comando do secretario José Alair, sendo retirado muito resíduos do local que lançado neste curso d’agua por pessoas desinformadas da importância deste rio para o município retrata Oliveira.
Finalizando, Oliveira e Martelli retratam que o dia 21 de Setembro - Dia da Árvore - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas, aumentar a proteção dos rios, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas e reabilitar o que está degradado.