A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta semana inúmeras ações em prol do Meio Ambiente, relata o secretário da pasta José Alair de Oliveira, dentre elas estão uma retirada grande de pneus do eco ponto, limpeza do córrego Soares e do córrego que corta o bairro Assad Alcici, plantio de arvores na cidade e palestra educativa sobre preservação do meio ambiente na Escola Estadual Padre Armani em Mogi Guaçu em solicitação ao corpo docente e Diretora.
No dia 17, foi retirado muito resíduo jogado de forma irregular nos córregos que passam pelos bairros Soares e Assad Alcici. No dia 18 saiu um caminhão de pneumático do eco ponto de pneus que segundo José Alair, vem de encontro com as ações que visam a não proliferação do mosquito vetor da dengue.
A geração e acumulação de resíduos e pneus são um dos problemas ambientais mais sérios no âmbito mundial. “A grande quantidade de pneus gerada anualmente e as dificuldades apresentadas pela coleta, o armazenamento e a destinação ambiental adequada dos mesmos, impõem aos municípios a adoção de instrumentos eficazes para a administração e destino responsável”, retrata Anderson Martelli biólogo da SAMA.
Martelli realizou uma palestra na EE Padre Armani, em Mogi Guaçu, para alunos do ensino médio. O evento contou com temas abordando a educação ambiental, uso racional da água, poluição do ar, aquecimento global e seqüestro de carbono, arborização urbana e formas de desenvolvimento sustentável abordando equidade social, preservação ambiental e viabilidade econômica. De acordo com Martelli, foi observada uma boa interação dos participantes com o tema, ponto essencial para que eles tornem-se, junto a seus familiares e amigos, multiplicadores dos conteúdos discutidos durante a palestra.
Segundo José Alair as ações continuaram com o plantio de mudas de arvores na área urbana e o planejamento de mais plantios não deixando de relatar toda a assistência aos pequenos proprietários rurais no que diz respeito a produção agrícola.
“Assim, Itapira com essas ações visa atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida, sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras”, finaliza
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.