Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
25/11/2013 | Samaritano adia pernoite, mas atendimento aos moradores de rua continua

População do Della Rocha I foi contra o projeto e Samaritano teve que adiar pernoite

 

Apesar do adiamento do serviço de hospedagem que seria oferecido pelo ISPS (Instituto Samaritano de Proteção Social) a partir da segunda-feira, 18, o atendimento oferecido à população em situação de rua do município não foi suspenso. O fornecimento de alimentação, higiene e lavanderia foi apenas transferido para as dependências da Igreja Presbiteriana Central, localizada na rua Campos Salles, 92, no Centro.

As informações são do presidente do instituto, Paulo Anacleto, durante esta última semana. A mudança repentina dos planos se deu depois de uma reunião de trabalho realizada na noite do dia 14, quando os moradores do bairro Della Rocha I, local da sede do Samaritano, se mostraram contrários ao atendimento integral dos moradores de rua. “O projeto com o pernoite será postergado até a identificação de um local mais apropriado”, informou Anacleto.

Ainda de acordo com o presidente, em um ano de atividades do instituto já foram cerca de três mil atendimentos entre almoço, higiene pessoal, lavanderia, regate e reinserção social. O projeto para estabelecer o pernoite continua, dependendo apenas de um novo local para a instalação do mesmo. “Já identificamos alguns prédios para o atendimento e estamos avaliando a viabilidade para o uso do Samaritano”, explicou.
 
Os critérios para a inscrição na hospedaria do Instituto Samaritano de Proteção Social já estão definidos em manual próprio. Os beneficiados devem respeitar uma série de itens como manter um cadastro atualizado com foto, frequentar atividades de capacitação e reabilitação, aceitar participar de ações de reintegração familiar, ser assíduo em oportunidades de emprego, abdicar-se de pertences pessoais ao adentrar no instituto, não levar armas, bebidas ou drogas para o local de dormir além de outras regras. Serão 10 vagas regulares e mais duas de emergência disponibilizadas para homens em situação de rua, com permanência máxima de três meses.
 
Sobre como contornar o problema da negativa da população ao entorno do local da hospedaria, Paulo Anacleto disse que a melhor maneira de evitar conflitos é por meio da informação e esclarecimento. “Manteremos a população bem informada a respeito da natureza e dos critérios de atendimento”, afirmou.
 
Parceria
 
A secretária de Promoção Social do município, Eliana Assugeni Sobreiro Dias, reafirmou o compromisso de auxílio ao trabalho do Instituto Samaritano. Até o fim deste ano, a ajuda virá em forma de jantar e assistência social. Já para o próximo ano, o subsídio virá em forma de subvenção financeira. “Eles foram nossos parceiros durante todos esses meses e agora a situação irá se inverter”, informou a secretária.
 
Sobre a suspensão do atendimento de pernoite, Eliana disse ter ficado triste e preocupada com a situação, em especial pela coincidência com a data de fechamento do abrigo provisório da Prefeitura. “Fiquei preocupada com a reação da população e, principalmente, dos assistidos. Contudo, ninguém ficou sem assistência, pois grande parte dos moradores de rua que passavam a noite no local já foi encaminhada corretamente”, afirmou.
 
É importante ressaltar que o Samaritano não substituiria o trabalho realizado pela Prefeitura, especialmente devido ao fato de se tratar de duas propostas diferentes. “O projeto deles é muito mais completo. A coincidência de datas de fechamento de um e abertura de outro se deu devido a outros fatores como adaptação e programação”, explicou Eliana.
 
Em relação ao atendimento oferecido pela Secretaria de Promoção Social através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), tudo continua funcionando regularmente com o fornecimento de café da manhã e atendimento com as profissionais da área.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1187 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções