Por exemplo: é preciso dar comida ao cão pelo menos duas vezes ao dia, bem como levá-lo para fazer suas necessidades, escovar seu pelo e realizar atividades mentais, como jogos e brincadeiras variados.
Acredite: um cão que passa o dia inteiro no sofá e só come e dorme, sem receber outros tipos de estímulo, não há de ser um animal feliz. E, cá entre a gente, nenhum de nós estaria satisfeito se levasse uma vida tão monótona por anos. Obviamente momentos de descanso e calmaria também são bons, mas isso não deve entrar na rotina e sim ser algo esporádico. Se seu cão passa muito tempo apático, ele pode estar deprimido.
Cachorros amam passear por lugares diferentes.
Cachorros amam aprender e passar por experiências novas, assim como conhecer novos lugares e outros animais… Sentir cheiros diferentes, pisos diferentes e ver coisas jamais antes vistas não são sensações boas apenas para os seres humanos, mas são fundamentais também para manter nossos cães ativos e com seus instintos aflorados. Além de levar seu cachorro para passeios diferentes e parques que ele nunca tenha ido, experimente fazer outro trajeto quando for passear com ele na rua, em vez de dar sempre a volta no mesmo quarteirão.
Com os cachorros cada vez mais humanizados e fazendo mais parte de nossas famílias, às vezes fica difícil não querer oferecer o maior conforto possível para eles, mas nunca podemos deixar de lembrar que cachorros são cachorros e sempre terão necessidades típicas de cachorros, independentemente de serem ou não considerados como membros da família.
Observe como anda o dia a dia de seu animal e questione se esta rotina que ele está levando nos últimos anos é mesmo a ideal para ele. Em quase todos os casos, é possível melhorar.