Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Novembro de 2024
Notícia
02/02/2015 | Sandro Belli : Por que um cachorro fica ciumento?

Veja as coisas pela perspectiva do cão

 
É importante enxergar as coisas e como seu cachorro tem se comportado negativamente através dos olhos dele, não dos seus. A primeira coisa que vem na cabeça de uma pessoa quando vê o cachorro ter esse comportamento de agressividade é pensar que ele tem ciúmes e quer a atenção só pra ele. Em alguns casos, pode ser verdade. Entretanto, não é a única razão pro seu cachorro ficar agressivo quando você tem contato íntimo com alguém.
Mal-entendidos
 
Se seu cachorro não está acostumado a ver você beijando ou abraçando alguém, ele vai estranhar. Isso porque cães não se beijam nem se abraçam e isso deixa o cachorro confuso. Ele interpreta como um ataque.
Isso não significa ciúme, apenas que o cão não sabe o que está acontecendo e por isso fica tão desconfortável na situação. Quando ele tenta apartar as duas pessoas que estão se beijando ou se abraçando, ele na verdade está tentando acabar com aquela situação que é estranha pra ele.
 
Ele quer atenção
 
Por outro lado, seu cão pode estar procurando por mais atenção e não suporta a ideia de que outra pessoa está recebendo atenção e ele não. Quando ele interrompe momentos que você tem com outra pessoa, ele quer que você pare o que está fazendo e volte a atenção pra ele. Por exemplo, um casal sentado abraçado no sofá e o cachorro vem e fica no meio dos dois. Ele está mandando um sinal de que ele é o líder e ele é quem tem que receber atenção. Esse comportamento tem muita culpa dos donos, que incentivam isso quando o cachorro é filhote, acham “fofo” o “ciúme” do cachorro. Mas quando ele fica mais velho e passa a ficar agressivo, ou quando o casal não pode mais ter uma vida normal por conta do cachorro, essa fofura logo acaba. Quando seu cachorro exigir atenção, jamais faça o que ele quer. O ideal é ter esse comportamento desde filhote. Quando ele se colocar no meio do casal no sofá, retire-o e continue fazendo o que estava fazendo antes. Não permita que ele seja o dono da casa e mande nas pessoas, pois isso gera vários problemas futuros.
 
Curiosidade
 
Se seu cachorro nunca viu você abraçar ninguém, ele vai estranhar e vai ficar curioso com essa situação. Se você está beijando alguém e o cachorro não para de olhar, não se preocupe, ele não quer estragar o clima, ele só está tentando entender o que está acontecendo.
 
Cães superprotetores
 
Muitos cães são possessivos com seus donos ou membros favoritos da família e tomarão como compromisso cuidar do bem estar e da segurança dessa pessoa. Se o cachorro não está acostumado com um estranho e vê alguém se aproximando do humano favorito dele, ele fará o que for preciso para manter seu humano são e salvo. Mas isso é muito desagradável pras pessoas, tanto pro dono quanto pra quem se aproxima.
 
Se seu cachorro rosna pra qualquer pessoa enquanto está no seu colo, isso também é culpa do dono. Quando filhote, os donos acham engraçadinho esse ciúme. Depois isso vira um transtorno pra todos à volta, inclusive pra pessoa que o cão está tentando proteger. Para tentar solucionar esse problema e cortá-lo pela raiz, dê uma punição ao cachorro toda vez que ele fizer isso. Mas calma, punição não é bater ou gritar. Punição é tirar algo que ele queira. Como ele está no seu colo, aconchegado no seu corpo, a pior coisa no momento é perder isso. Portanto, se ele rosnar ou tentar morder alguém enquanto estiver no seu colo, tire-o do colo e coloque-o no chão. Só volte a pegá-lo cerca de 20 minutos depois, que é o tempo que ele leva pra esquecer o que aconteceu. Se ele rosnar de novo, coloque no chão de novo. Ele vai associar rosnado = sair do colo e vai parar de fazer isso.
 
Esse é um dos motivos pelos quais você deve socializar o cachorro desde filhote. Acostumá-lo a diferentes pessoas, barulhos, cheiros e situações. Assim nada será estranho pra ele quando ele for adulto.
Fonte: Sandro Belli

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2196 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções