Primeiros sinais
Se o seu cachorro ingeriu ração contaminada recentemente, poderá exibir um dos seguintes sintomas: preguiça moderada, vômito, aumento da baba, diminuição do apetite e perda de interesse na ração. Após uma ou duas semanas, um tom amarelado poderá ser visto em seus olhos e dentro da boca, e a urina pode ter uma coloração amarelada. Os sintomas mais leves geralmente são observados de três a cinco dias após a ingestão das toxinas, mas os donos geralmente não tomam conhecimento ou acham que o cachorro está apenas um pouco enfraquecido.
Sintomas avançados
Os cachorros que foram alimentados com ração contaminada há mais de três semanas geralmente apresentam sintomas mais graves, como vômito com sangue, fezes mais escuras, perda da habilidade motora, convulsões, sensibilidade à luz e dificuldade de respirar. Nesse momento, a maioria dos donos reconhece que seu cão está seriamente doente. A exposição repetida à fonte do veneno levou a uma acumulação de toxinas no sistema do cachorro, mas com o tratamento adequado ele ainda pode se recuperar.
O que fazer
Chame o veterinário assim que você perceber que seu cão está doente. Seja o mais preciso e detalhado possível ao descrever os sintomas que você observou. Siga estritamente as instruções do veterinário. Por exemplo, ele pode sugerir alimentar seu cão com carvão, pois isso irá absorver as toxinas presentes no seu sistema digestivo. Também pode pedir que não deixe seu animal comer nada até que faça alguns exames. Isso significa não alimentar o cachorro. Nem mesmo alguns pedacinhos de frango para manter suas forças. Nem um pedacinho de biscoito. Nada.
O que não fazer
Se seu cachorro está desanimado, principalmente se parece haver um interesse cada vez menor na ração, ou se a diarreia e vômito acontecem logo após as refeições, não coloque molho sobre a ração ou misture-a com outros itens atraentes que irão encorajá-lo a comer. Tente oferecer uma quantidade de frango e arroz. Se o cachorro se recuperar após alguns dias desta alimentação, jogue fora toda ração. E, mesmo que ele esteja melhorado, você ainda deve consultar o veterinário para ter certeza que está realmente vendo uma melhora e não apenas se entregando ao desejo de recuperação.
Advertências
Não tente tratar o seu cão sem antes consultar o veterinário, principalmente se você suspeita de intoxicação. É muito melhor procurar ajuda profissional e descobrir que a situação não é tão séria como você imaginava, do que descobrir tarde demais que era, na verdade, pior que você imaginava. Não dê a seu cão peróxido de hidrogênio para induzir o vômito, pois isso pode piorar a situação. Mesmo que você tenha certeza de que a comida é a fonte da intoxicação, você não sabe quais são as toxinas específicas
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.