Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Janeiro de 2025
Notícia
05/05/2013 | Santos vai à final e briga por marca inédita no profissionalismo

O mais provável aconteceu: o Santos está na final do Paulistão Chevrolet 2013 pela quarta vez seguida. Em uma partida complicada diante do Mogi Mirim, o Santos empatou por 1 a 1 no tempo normal, venceu por 5 a 4 nos pênaltis e garantiu sua vaga na decisão do estadual. Agora resta esperar pelo clássico entre São Paulo e Corinthians para conhecer seu adversário.

Além de ser o atual tricampeão paulista, o alvinegro praiano era visto como favorito devido a sua ausência na Copa Libertadores da América, torneio que conta com São Paulo, Corinthians e Palmeiras, e pelo forte elenco montado, que não só conta com o craque Neymar, mas também com o volante Arouca e os meias Montillo e Cícero.
 
Para chegar à final, o atual tricampeão paulista realizou 19 partidas na primeira fase do torneio, sendo que venceu 11, empatou seis e foi derrotado apenas duas vezes. Com essa campanha, o time do técnico Muricy Ramalho ficou na terceira colocação da classificação geral, com 39 pontos. Nas quartas de final, o clube do litoral teve um clássico contra o Palmeiras. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Rafael brilhou, defendendo duas penalidades e o Santos passou para a fase semifinal.
 
Mantendo certo domínio na elite do futebol paulista, o Santos, desde que foi campeão em 2006, na última edição por pontos corridos, só não chegou à final do Paulistão no ano de 2008, quando o Palmeiras venceu a Ponte Preta. De lá para cá, o representante do litoral no torneio foi campeão em 2007, ao vencer o São Caetano, vice-campeão em 2009, quando foi vencido pelo Corinthians, e venceu as últimas três edições do campeonato, para azar de Santo André (2010), Corinthians (2011) e Guarani (2012).
 
Caso vença neste ano, o Santos Futebol Clube entrará mais uma vez na história, já que será o único clube tetracampeão paulista da era profissional. O Paulistano, entre 1916 e 1919 é o único time que conseguiu tal feito em toda história.
 
O retrospecto santista contra os outros semifinalistas é negativo. Levando em consideração tanto as partidas como mandante, quanto as que foi visitante, o Santos não leva vantagem contra São Paulo e Corinthians, segundo pesquisa que abrange todos os torneios oficiais disputados.
 
Diante do tricolor do Morumbi, a equipe do litoral paulista venceu 75 vezes, contra 107 triunfos são-paulinos. Já nos confrontos ante o Corinthians, a diferença cai, sendo 84 vitórias santistas, contra 102 corintianas.
 
Se filtrarmos um pouco mais estes encontros para apenas duelos válidos pela final do Campeonato Paulista, o Santos encontrou com o São Paulo em sete oportunidades. Nos anos de 1953, 1980 e 2000, o tricolor ergueu o troféu de melhor do estado. Porém em 1956, 1967, 1969 e 1978 o Santos foi quem saiu vitorioso, mudando um pouco o tira-teima entre as equipes.
 
Nas decisões estaduais contra o Corinthians, nova vantagem santista. Enquanto o alvinegro da capital venceu o paulista de 2009, o clube praiano ficou no lugar mais alto do pódio em 1984 e 2011, ano do bicampeonato.
Fonte: Federação Paulista de Futebol

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1157 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções