Raoni David
Em São Bernardo do Campo
No jogo que marcou a abertura oficial do Paulistão Chevrolet 2013, já que reunia os campeões da Série A1 e da Série A2 de 2012, São Bernardo e Santos se enfrentaram neste sábado no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo. E sob as vistas do ex-presidente Lula, dentre outras autoridades, o atual tricampeão paulista se impôs ao vencer o time do ABC por 3 a 1 com dois gols de Neymar, o principal craque do futebol brasileiro.
Mesmo fora de casa e com a torcida adversária empolgada, o Santos tomou a iniciativa do jogo e logo no primeiro minuto chegou ao gol, que, porém, não foi validado pela arbitragem que viu irregularidade no lance em que Guilherme Santos cruzou e André cabeceou para o gol, após o toque da bola no travessão. Superada a pressão santista, o São Bernardo conseguiu equilibrar a partida que passou por um momento morno, sem grandes lances.
Até que Bruno Peres tabelou com Montillo, avançou e aos 19 minutos deu ótimo passe para Neymar que dominou e com muita categoria tocou no canto esquerdo do goleiro Wilson Júnior. Dois minutos depois o São Bernardo deu mostras de que a partida seria empolgante, pois o meia Bady fez boa jogada na ponta direita, foi ao fundo e cruzou forte para o volante Naldinho, saltar e com o pé, empatar a partida.
Iguais no placar, São Bernardo e Santos faziam um jogo igual, sem que os goleiros trabalhassem tanto. Quando precisou, aos 30 minutos, Rafael não conseguiu defender o forte chute de Dudu que ficou no travessão. No rebote, o experiente atacante Fernando Baiano perdeu gol incrível, sem goleiro. O camisa nove, porém, estava impedido e o lance não valeria.
Pouco depois de seu bom chute no travessão, o volante Dudu, que já havia recebido cartão amarelo pelas seguidas faltas em Neymar, impediu mais uma vez com falta a progressão do craque santista, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. A cobrança da falta pelo próprio Neymar gerou escanteio em que Durval, de cabeça, quase marcou o segundo gol santista.
Como se houvesse necessidade de ajuda ao ataque santista, o último lance de perigo do primeiro tempo foi proporcionado pelo goleiro Wilson Júnior, que cobrou tiro de meta nos pés de Neymar que avançou e de esquerda bateu forte, mas para fora.
Assim como o Santos assustou no primeiro minuto do primeiro tempo, o São Bernardo, também de cabeça, esteve perto do gol, mas a bola tocada por Daniel Marques saiu rente à trave direita do goleiro Rafael. Após duas defesas tranquilas de Wilson Júnior e Rafael, Neymar lançou o argentino Montillo que chegou a driblar o goleiro do ABC, que se recuperou muito bem e evitou o segundo gol santista tirando a bola dos pés do santista. Wilson Júnior ainda faria duas defesas mais tranquilas na sequência e mantinha o empate no jogo.
Bastante truncado e disputado no meio de campo, o jogo passou a ter muitas faltas e o árbitro trabalhou bastante distribuindo cartões amarelos para ambas as equipes. Em uma dessas faltas, Neymar bateu falta, aos 21 minutos da segunda etapa, que levou muito perigo, tocou o travessão e saiu.
E com o equilíbrio da partida, embora o São Bernardo ocupasse bastante o campo defensivo santista, as melhores chances eram criadas pelo Santos, como quando aos 31 minutos o argentino Montillo recebeu ótimo lançamento e de frente para o goleiro tocou sutilmente para o gol, mas errou o alvo.
Dois minutos mais tarde, porém, outro argentino santista balançaria as redes. O atacante Miralles, que começou o jogo no banco de reservas aproveitou a falha da defesa da casa, invadiu a área, driblou o goleiro e com tranquilidade bateu para recolocar o Santos na frente do placar.
Na tentativa de empatar o confronto, o São Bernardo ainda assustou em duas oportunidade, quando o goleiro Rafael titubeou, falhou, assustou a torcida santista, mas teve sorte. Em um dos contra ataques santista, porém, Neymar avançou e sofreu pênalti batido por ele mesmo para ampliar o placar e decretar o resultado final.
Ficha técnica
São Bernardo 1x3 Santos
Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo;
Data: 19, sábado, às 19h30;
Público: 13.436 pagantes;
Renda: R$ 345.645,00;
Cartões amarelos: Dudu, Daniel Marques, Gleidson, Samuel (São Bernardo); Rafael, Neymar, Durval (Santos)
Cartões vermelhos: Dudu (São Bernardo)
Gols: Neymar aos 19 e Naldinho aos 21’ do 1ºT; Miralles aos 33’ e Neymar aos 45' do 2ºT
São Bernardo: Wilson Júnior; Régis, Daniel Marques, Samuel e Gleidson; Dudu, Naldinho (Wagner Diniz), Kleber, Michael (Ricardinho) e Bady; Fernando Baiano (Glaydson).
Técnico: Luciano Dias.
Santos: Rafael; Bruno Peres, Neto, Durval e Guilherme Santos; Renê Júnior, Arouca Cícero (Miralles) e Montillo; Neymar e André (Patrício Rodriguez).
Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto;
Árbitros Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo e Humberto Lellis Talarico Leite;
Quarto Árbitro: Kleber Canto dos Santos;
Árbitros Assistentes adicionais: José Claudio Rocha Filho e Leonardo Ferreira Lima.