A Secretaria de Saúde do Estado lançou um programa inédito voltado à saúde masculina: o pré-natal do homem, inicialmente implantado em 45 municípios. O objetivo é evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV (vírus da AIDS) e sífilis congênita.
O pré-natal do homem pretende conscientizar os pais para que procurem serviços de saúde e participem desse momento junto com a mulher. "Simultaneamente [ao pré-natal da mulher], a unidade de saúde convida o parceiro da gestante para um atendimento individual", explica a gerente da área de prevenção do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS, na capital, Ivone de Paula.
"Habitualmente, o homem só procura os serviços de saúde quando já está doente ou recorre a farmácias para cuidar de sua saúde. Quando o assunto envolve doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade, a situação torna-se ainda mais delicada", diz a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Maria Clara Gianna.
Até 2014, o projeto deve se estar em 190 cidades do Estado de São Paulo.
Os municípios que já receberam o programa pré-natal do homem são Adamantina, Anhumas, Bady Bassitt, Bastos, Bernardino de Campos, Bragança Paulista, Brotas, Buritizal, Caiuá, Canitar, Franca, Guará, Inúbia Paulista, Itapeva, Itatiba, Itu, Ituverava, Jandira, Lençóis Paulista, Marapoama, Miguelópolis, Monte Azul Paulista, Nantes, Ocauçu, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Pirajuí, Pirangi, Pirapozinho, Piratininga, Ribeirão Pires, Salmourão, Saltinho, Santa Bárbara d'Oeste, Santo André, Santos, São Sebastião, São Paulo, São Vicente, Severínia, Taquaritinga, Tarabaí, Taubaté, Teodoro, Sampaio, Tupã e Tupi Paulista.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.