A itapirense Sara Maniezo Moysés (Equipe Cabral Bike Shop/Valgroup/Garmin/Specialized) ficou com a primeira posição na última etapa do Big Biker Cup. A competição aconteceu no domingo, 01, em Santo Antônio do Pinhal e a vitória garantiu a terceira colocação no geral para a atleta itapirense.
A Big Biker Cup contou com quatro etapas, disputadas em Itanhandu–MG, em março; Taubaté–SP, em abril; São Luis do Paraitinga–SP, em julho, e a final, no domingo em Santo Antonio do Pinhal. “Trata-se de uma competição de Mountain Bike, disputada no estilo XCM (Maratona), de um volta só, entre 60 e 100 km de distância, passando por estradas rurais, trilhas e desníveis acentuados”, revela Sara Moysés. “Hoje é considerada a competição de Moutain Bike mais dura e com maior número de competidores por etapa com média de mil atletas”.
A etapa de Santo Antonio do Pinhal é considerada a etapa ‘rainha’ da Copa, pois apesar da quilometragem na categoria profissional não ser tão extensa, com 57 quilômetros, e na categoria Sport, com 45 quilômetros, o desnível acumulado na altimetria é muito grande, chegando a mais de 1.500 metros. “Só em uma das subidas, de 11 quilômetros, o desnível chega a 830 metros”, explica a itapirense. “Sem contar um trecho final do percurso, composto de uma trilha, com quase cinco quilômetros, que desce do portal da cidade de Campos do Jordão até Santo Antônio do Pinhal, a famosa trilha do zig zag”.
Na categoria Sport Feminino, para atletas de 25 a 30 anos, a atleta Sara Maniezo Moysés (Equipe Cabral Bike Shop/Valgroup/Garmin/Specialized), em excelente forma devido à sua dedicada preparação para participar no Brasil Ride, em outubro, literalmente detonou suas adversárias na maior das subidas do percurso e fechou a etapa em primeiro lugar, acumulando pontos suficientes para ficar em terceiro na classificação geral da Copa, levando dois troféus para casa. No geral, a atleta largou com quase 700 atletas e chegou em 143º lugar, deixando muitos competidores masculinos para trás.
Já na categoria pofissional, aberta para atletas entres 35 e 40 anos, Juliano Ferreira Neves, o Ratinho (Pro Runner), acelerou forte e fechou a prova em 17º lugar no geral. Na categoria, subiu no pódio em terceiro lugar, zerando o percurso de 57 quilômetors com 3h03min, acumulando pontos para ficar com o troféu de terceiro colocado.
Os atletas Ivan Aparecido Carmona e Renan Lazari (Pro Runner), que participaram da etapa competindo na categoria duplas, fecharam o percurso com 3h44min, deixando para trás 17 duplas e conquistando o sexto lugar da etapa. Foi o primeiro campeonato profissional da dupla. Márcio Witter (Itabike/Specialized), competindo na categoria profissional aberta a atletas entre 40 e 45 anos, também trouxe dois troféus para casa, fechando o percurso em 3h08min, em 20º lugar na geral, disputando com 300 atletas, e prmeiro em sua categoria, somando os pontos necessários para ser o campeão.