Continuando a série de mutirões programados para este ano, e com o objetivo de reduzir importantes demandas reprimidas de várias especialidades, a Secretaria Municipal de Saúde, através de seu Departamento de Odontologia, agendou para o mês de junho seu primeiro mutirão de próteses bucais, quando serão confeccionadas 30 próteses para pessoas já cadastradas, nos dias 1, 8, 15, 22 e 29.
O mutirão, que será realizado no CEO/Centro de Especialidades Odontológicas, vai completar as 228 próteses já entregues desde o início do ano. Na programação, estão previstos serviços de moldagem inicial no dia 1, moldagens individuais no dia 8, prova (em cera) com plano de orientação no dia 15, prova com os dentes no dia 22, e entrega final dos trabalhos no dia 29.
O projeto, totalmente desenvolvido pelo Departamento de Odontologia, faz parte do programa de atendimento integral em saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde. No final do mutirão, as próteses serão entregues aos pacientes, acompanhadas da afixação e das orientações de uso e manutenção. As próteses do mutirão serão as totais – as chamadas “dentaduras”.
Para ter acesso à prótese, o cidadão deve passar inicialmente por avaliação com o dentista da USF/Unidade de Saúde da Família de seu bairro, sendo então, após, agendado para receber a prótese. “O uso da prótese possibilita saúde bucal e qualidade de vida para as pessoas”, destacou o diretor de Odontologia, Paulo Zelante. “Com o mutirão, estaremos entregando um serviço de grande importância para as pessoas que precisam, principalmente as mais carentes, possibilitando uma mastigação adequada, e vida social digna”, comentou também a secretária municipal de Saúde, Eliane de Castro, durante o anúncio do mutirão, nesta terça-feira (14).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.