A equipe do Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde programou evento com duas palestras, com o objetivo de comemorar no município a Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano. A Semana é lembrada em todo o mundo, no período de 1 a 8 de agosto, para destacar a importância da amamentação. O tema da Semana Mundial deste ano é “Amamentação: uma vitória para toda a vida”.
Na programação local, que aconteceu no anfiteatro da Guarda Mirim, duas palestras: do cirurgião dentista Fernando Trigo Martins, especialista buco-maxilo, que abordou o tema “Os efeitos do uso de bicos artificiais – mamadeiras e chupetas – na fase da amamentação”, e do médico neonatologista Gabriel Soledade, coordenador da UTI neonatal do Hospital São Francisco, que falou sobre “A Amamentação e o bebê prematuro”.
O prefeito José Natalino Paganini participou da abertura do evento e lembrou os vínculos que se formam entre mãe e bebê durante o período de amamentação. "Mães que amamentam tendem a criar laços muitos mais fortes com seus filhos", lembrou
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, existe uma enorme importância das atividades para o aperfeiçoamento das equipes, pois o Hospital Municipal detém o título “Hospital Amigo da Criança” – recebido em fevereiro de 1999. “Teremos avaliação do Ministério da Saúde em outubro, para a manutenção do título, e as palestras serão importantes nesse contexto”, concluiu a secretária.
Para ser doadora de leite materno, toda mãe que está amamentando precisa ser saudável, e ter bastante leite, precisando apenas procurar o Banco de Leite Humano no Hospital Municipal, e informar-se sobre a doação, que é simples, e conta com todo o apoio da equipe. A produção do leite materno depende do esvaziamento da mama, e quanto mais a mulher amamenta e coleta seu leite para a doação, mais leite ela será capaz de produzir.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído aos bebês que precisam, e que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães, muitos deles em situação delicada, prematuros e com baixo peso, podendo se recuperar graças ao leite doado. Com o leite materno, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. O Banco de Leite do HMI é referência para todos os hospitais da região, para fornecimento de leite humano a todos os bebês que precisam.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.