Em um evento marcado principalmente pela emoção, a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou na tarde desta quarta-feira (27) no anfiteatro da AIPA/Guarda Mirim, a comemoração dos 25 anos de existência do Programa de AIDS no município. Contando com a presença do prefeito José Natalino Paganini e da secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, a programação apresentou palestras dos médicos Carlos Humberto Rezende Póvoa e Maria Edith Ribeiro e o depoimento de um dos participantes do Programa, para 120 profissionais da saúde pública itapirense.
Na sua palestra, o médico Carlos Humberto lembrou, em certos momentos até emocionado, os anos de luta contra a doença, desde os primeiros casos confirmados em Itapira. Já a médica Maria Edith abordou dados estatísticos da AIDS ao longo dos anos, através de números e gráficos. O integrante do Programa discorreu sobre o atendimento que sempre teve da equipe desde a descoberta como portador do vírus HIV, a discriminação que sofreu devido ao desconhecimento da doença na época, o processo de superação e o apoio que recebeu dos familiares e profissionais da Vigilância.
“Foram 25 anos de muita dedicação dos profissionais de saúde que estão sendo lembrados com muito respeito e admiração, sendo esta uma comemoração extremamente justa e perfeita para as equipes da Vigilância e do Hospital Municipal”, destacou o prefeito. “Ficam o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a todos àqueles que se envolveram nessa luta contra a AIDS em Itapira, especialmente a dois profissionais que serão sempre lembrados: O Dr. Isamu Ito, já aposentado, e o biomédico José Paulo Scholz, falecido, dois nomes que marcaram, com esforço e competência, o atendimento aos pacientes”, acrescentou Rosa Iamarino. A homenagem aos 25 anos do programa de AIDS em Itapira faz parte da Campanha Fique Sabendo 2013.