A Secretaria Municipal de Saúde apresentou, na terça-feira, 03, o balanço das ações desenvolvidas de 25 de novembro a 01 de dezembro através da campanha Fique Sabendo 2013. No período, foram coletadas 233 amostras de sangue para testes rápidos anti-HIV, nas 12 Unidades de Saúde da Família/USF e no ambulatório da Vigilância Epidemiológica do município, sendo registrado um caso positivo.
No dia 27 do mês passado, no anfiteatro da AIPA/Guarda Mirim, foi realizado um evento lembrando os 25 anos do Programa de AIDS em Itapira, quando foram abordados aspectos dos anos de luta contra a doença pelo médico Carlos Humberto Póvoa, assim como números e gráficos da AIDS no município pela médica Maria Edith Ribeiro, além do depoimento de um paciente atendido pelo Programa. Participaram ainda o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino. Perto de 120 profissionais de saúde estiveram presentes.
Já no dia 01 deste mês, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, na rua José Bonifácio, onde se reúnem e transitam centenas de jovens todos os domingos, foi feito um pedágio pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
Atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres. A faixa etária em que a AIDS é mais incidente, em ambos os sexos, é a que vai dos 25 aos 49 anos de idade. Quanto a forma de transmissão entre os maiores de 13 anos de idade, prevalece a sexual. Nas mulheres, 87% dos casos registrados em 2012 decorreram de relações heterossexuais com pessoas infectadas pelo HIV. Entre os homens, 43% se deram por relações heterossexuais, 25% por relações homossexuais e 8% por bissexuais; o restante por transmissão sanguínea e vertical.
As formas de transmissão exigem a necessidade da prevenção nas relações sexuais. É necessário ainda fazer o teste rápido nas unidades de saúde no caso de relação suspeita de contágio, o que agiliza o tratamento no caso da confirmação da infecção.
“Além dos exames, e do trabalho de conscientização que fizemos durante toda a semana da campanha, os eventos na Guarda Mirim e na José Bonifácio foram extremamente positivos, na medida em que reconheceram a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelos profissionais da Saúde, e enfatizaram a necessidade da prevenção junto à população para se evitar o contágio do HIV”, destacou Rosa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.