Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Janeiro de 2025
Notícia
03/04/2012 | Saúde e Promoção Social participam do Dia Internacional da Conscientização do Autismo

A Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Promoção Social, atendendo solicitação da Associação de Estudos e Apoio “Autismo & Realidade” para divulgar no município o Dia Internacional da Conscientização do Autismo, confeccionaram e afixaram seis faixas e símbolos representativos nas fachadas de sua sede, no Hospital Municipal e logradouros centrais da cidade. Foram também enviados pela Associação mil folhetos alusivos ao tema para distribuição. O dia 2 de abril foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ajudar a divulgar o Transtorno do Autismo, que incide em 1% da população mundial.

A Associação de Estudos e Apoio “Autismo & Realidade”, com sede na capital paulista, possui as seguintes finalidades: Motivar e orientar as famílias na sua busca por diagnóstico, tratamento, educação e inclusão social da pessoa com autismo; eliminar preconceitos, despertar interesse e boa vontade da sociedade brasileira; apoiar a formação e preparação de profissionais e instituições para trabalhar pela pessoa com autismo; estimular, apoiar e divulgar os estudos científicos cujos resultados possam beneficiar as pessoas com autismo; e agir para que os direitos legais das pessoas com autismo e suas famílias se transformem em realidade.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de Espectro Autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.

Pouco contato visual, baixa interação, rejeição a toques, comportamento repetitivo, isolamento, esses são alguns dos sinais mais comuns em crianças que sofrem de autismo. Se esses sinais forem percebidos logo nos primeiros anos de vida da criança, as chances do tratamento ter sucesso e da criança evoluir são muito maiores. Porém isso raramente acontece. Na maioria das vezes, esses sinais passam despercebidos nos primeiros anos de vida e as crianças autistas são encaminhadas a acompanhamento especializado quando já estão na idade escolar – período em que o tratamento se torna mais difícil. Quanto mais cedo a criança iniciar o tratamento do autismo, mais chances ela tem de sucesso, com maiores probabilidades de ter um bom desenvolvimento intelectual, podendo tornar-se mais independente e realizar conquistas como entrar na faculdade, conseguir um emprego e dirigir.

Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização causam, frequentemente, dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral na sua luta para uma vida independente. O autismo afeta, em média, uma em cada 110 crianças nascidas nos Estados Unidos (números de 2009). No Brasil, ainda não há estatísticas a respeito. A peça de quebra-cabeça, na cor azul, é o símbolo mundial da conscientização do autismo, representando o mistério e a complexidade dessa patologia.

Fonte: Portal PMI'

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

960 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções