Está agendada para o período de 8 a 28 deste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Seguimento do Sarampo, visando imunizar todas as crianças menores de cinco anos. Em Itapira, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está em preparativos, organizando a campanha local, visando atingir a cobertura de vacinação.
O objetivo é vacinar 100% da população infantil de seis meses a cinco anos contra a pólio, vacinar 100% da população infantil de um a cinco anos de idade contra o Sarampo, e regularizar as demais vacinas em atraso com o esquema vacinal padronizado para a idade. Oferecendo mais dois dias de opção para os responsáveis, as UBS estarão abertas também em dois sábados, dias 08 e 22, para a vacinação.
O Ministério da Saúde realiza em 2014 o 35º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite, destacando o 25º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990 e todas as ações devem ser mantidas até que aconteça a erradicação mundial. Em São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro Sampaio. Com relação a Campanha de Seguimento contra o Sarampo, esta estratégia tem como objetivo manter elevadas e homogêneas coberturas vacinais entre as crianças entre um e quatro anos de idade, visando garantir a manutenção de estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.
Além de contar com o importante apoio do Ministério da Saúde, que realiza a divulgação nacional da campanha, principalmente em televisão, as agentes comunitárias da Secretaria Municipal de Saúde estarão também mobilizadas na divulgação, nas suas visitas casa a casa em todos os bairros do município, inclusive na zona rural. “Contamos, ainda, com o importante apoio da imprensa, ajudando a conscientizar os pais e divulgar a campanha”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino.
A população alvo estimada pelo Seade para Itapira é de 3.695 crianças menores de cinco anos, sendo 767 menores de um ano e 2.928 crianças de um a cinco anos. Serão utilizados na campanha as 12 UBS do município, sendo nove urbanas e três rurais (Barão, Eleutério e Ponte Nova), com o envolvimento de 90 servidores. A secretária municipal de Saúde faz um apelo às mães e responsáveis, para que priorizem a vacinação nos sábados agendados para a campanha, pois as UBS estarão abertas nesses dois dias exclusivamente para a vacinação: “Nos demais dias da semana, as UBS também vacinarão, porem atendendo as demais rotinas de consultas, curativos e todos os demais procedimentos. Nos dias 08 e 22, será só vacinação, facilitando inclusive a atualização das carteirinhas, verificando espelho na sala de vacinas de cada UBS”, concluiu Rosa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.