Com o objetivo de ampliar a participação dos usuários das Unidades Básicas de Saúde/UBS e visando cada vez mais a melhoria na qualidade do atendimento, analisando caso a caso e retornando todas as questões recolhidas, a Secretaria Municipal de Saúde irá implantar a Ouvidoria Itinerante, uma extensão do Serviço de Ouvidoria existente na Secretaria desde março de 2005.
Através de visitas quinzenais às UBS – nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês – quando o ouvidor da Secretaria, Fernando Odriozola, ficará à disposição dos usuários no período da manhã em cada UBS, atendendo a todos que quiserem fazer reclamações, sugestões ou elogios. Todas as participações serão devidamente protocoladas e encaminhadas ao secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, que vai analisar e apurar caso a caso, rerpondendo a seguir todas as demandas aos usuários, como já é feito no Serviço de Ouvidoria.
“A partir das participações na Ouvidoria, fazemos avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, por assunto e por unidade, dando também um retorno das providências tomadas aos usuários participantes”, destacou o secretário. Desde março de 2005, quando foi implantado, até outubro deste ano, o Serviço de Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde já registrou 2.234 atendimentos, sendo 1.716 reclamações, 224 elogios e 294 sugestões.
A Ouvidoria Itinerante tem início previsto para o próximo dia 7 de dezembro, na UBS Braz Cavenaghi, percorrendo a seguir todas as demais UBS, urbanas e rurais, repetindo-se assim, ao longo do próximo ano, o ciclo de visitas do ouvidor às UBS. Para identificar o serviço, foi confeccionado um banner com as informações necessárias, que ficará exposto durante as visitas ao lado do ouvidor.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.