Departamento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde vai aproveitar mobilização da campanha da gripe no Dia D para fazer a prevenção do câncer bucal nas pessoas com mais de 60 anos.
Começa dia 15 de abril a 15 ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em todo o País, com mobilização nacional marcada para o dia 20 de abril (Dia D, sábado). A Campanha vai até o dia 26 de abril. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, será importante a cobertura vacinal acima de 80% da população idosa, em todos os municípios, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade e as internações causadas pelo vírus influenza e suas complicações.
Também serão oferecidas as vacinas contra a difteria e o tétano (Dupla Adulto) para todos os idosos ainda não vacinados, e a vacina contra o pneumococo 23 Valente, para os grupos de risco elevado (população institucionalizada). Alem das pessoas com mais de 60 anos, a campanha vacinará também crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período pós-parto, portadores de doenças crônicas, e profissionais da saúde. Os portadores de doenças crônicas, com idade entre 2 e 59 anos, precisam levar, obrigatoriamente, uma prescrição médica para receberem a vacina.
Em Itapira, a Secretaria Municipal de Saúde, através de suas divisões de Vigilância Epidemiológica e de Rede Básica, colocará à disposição da campanha, todas as suas 12 Unidades de Saúde da Família/USF, das 8 às 16:30 horas. No sábado, 20 - Dia da Mobilização Nacional, todas as USF da zona urbana funcionarão das 8 às 17 horas, e as rurais, das 8 às 12 horas, além dos postos de vacinação na Praça Bernardino de Campos (das 9 às 12 hs.) e Supermercados Antonelli (Jardim Soares) e Cubatão (Cubatão) das 8 às 17 horas. As casas de repouso e os hospitais psiquiátricos também serão visitados pelas equipes de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde, que estima em 9.799 pessoas a faixa etária alvo da campanha do idoso, 1.170 crianças na faixa etária determinada, e 585 gestantes, mobilizará no dia 20, 106 funcionários e 18 veículos para o evento. “Contamos com a participação de toda a população a ser vacinada, colaborando para a prevenção da gripe, também evitando a ocorrência de complicações como a pneumonia”, disse a secretária municipal de Saúde, Eliane Castro. Na campanha do ano passado, foram vacinadas 7.115 pessoas, registrando-se uma cobertura de 73% da população a ser vacinada.
Já a campanha de prevenção do câncer bucal, que será realizada pelos profissionais do Departamento de Odontologia da Secretaria no Dia D da Campanha de Vacinação – 20 de abril - vai detectar qualquer alteração do normal na boca das pessoas com mais de 60 anos de idade. Alterações detectadas em estágio inicial representam o melhor momento para o tratamento e cura.
Questões importantes sobre a vacinação contra a gripe:
1-A vacina nunca provoca gripe: Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para a ação da vacina, ou é apenas um resfriado;
2-A vacina diminui o risco de outras doenças: como pulmonares, do coração e dos vasos sangüíneos; reduzindo também os riscos de internação e até de morte;
3-A vacina raramente provoca reações: Algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, mas eles desaparecem entre 24 e 48 horas;
4-Quem não pode tomar a vacina: As pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo;
5-A vacina deve ser tomada todos os anos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.