Foi entregue nesta quarta-feira (14), às 13:30 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas/CEO a primeira prótese removível – conhecida como “ponte móvel”. O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, é mais uma etapa concretizada do programa de atendimento integral em saúde bucal, em execução pela Secretaria na atual administração.
A entrega da prótese para a paciente Maria Izabel Silva Xavier, acompanhada da afixação e das orientações de uso e manutenção, feitas pelo dentista responsável, Juvenal de Oliveira Junior, teve as presenças do prefeito Toninho Bellini e do secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira. Está prevista a entrega das próteses, de 20 a 30 por mês em média, a partir de fevereiro do próximo ano.
O projeto anterior e em andamento, de próteses totais – as chamadas “dentaduras”, que foi implantado em julho de 2008, já entregou 1911 próteses até 24/11/2011, com a perspectiva de se chegar a cerca de 2 mil próteses até 24/12/2011, possibilitando saúde bucal e qualidade de vida para as pessoas que receberam. São entregues de 50 a 60 próteses totais, por mês.
Para ter acesso às próteses, o cidadão deve passar inicialmente por avaliação com o dentista de sua Unidade Básica de Saúde/UBS de referência, sendo então, após, agendado, para receber a prótese. “Estamos implantando, com recursos federais e municipais, serviços de grande importância para a população, principalmente a mais carente, possibilitando próteses fundamentais para a mastigação e vida social das pessoas que precisam”, comentou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.