A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira uma nova ação de combate à dengue. Nomeada de Operação Pente Fino, a atuação será destinada à retirada de criadouros das residências e terá início na região central, partindo do Almoxarifado Municipal, passando pela região da Vila Bazani, Vila Kennedy e chegando à área comercial.
De acordo com a secretária da pasta, Rosa Ângela Iamarino, o local foi selecionado como primeiro da nova ação, pois é onde está concentrado um grande número de casos e fluxos de pessoas. Contudo, nenhuma estatística foi divulgada. “Depois de todo processo de retirada de entulho, bloqueios, nebulização costal, fumacê e todas as outras atividades que vêm sendo desenvolvidas retornaremos à retirada do criadouro. Em seguida, será repetida a nebulização”, explicou.
Na Operação Pente Fino serão mobilizadas 40 ACS (Agentes Comunitárias de Saúde), supervisores e um funcionário da Secretaria de Municipal de Serviços Públicos com um caminhão de pequeno porte para recolher os criadouros baixos. Conforme destacou Iamarino, durante a visita as agentes irão notificar o proprietário das residências irregulares e encaminhar cópia dos documentos à Vigilância Sanitária para a emissão do auto de infração. A multa aplicada em residências com criadouros varia de 25 a 250 UFMI (Unidades Fiscais do Município de Itapira), o que corresponde aos valores de R$ 75,44 a R$754,42, de acordo com o tipo de imóvel.
A previsão é que o trabalho na região prolongue por seis dias, sempre no horário das 8h às 16h. Um carro de som auxiliará na comunicação com os moradores. Em casos de residências fechadas a pendência será registrada e uma nova visita será realizada no período noturno. “Todo trabalho está sendo norteado pela equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo). Faremos isso em toda a cidade, provavelmente até março ou abril, e o próximo destino será os Prados”, disse Rosa.
Além da nova atividade, a Divisão de Vigilância Epidemiológica também promove o mutirão de limpeza neste sábado na região dos Prados. Até quinta-feira, o levantamento da Secretaria de Serviços Públicos era de 558 caminhões de entulhos retirados das residências dos 34 bairros visitados. Também como forma de auxiliar a população, as Unidades Básicas de Saúde permanecerão abertas neste sábado, no período da 8h00 às 17h00, com médico plantonista.
“Precisamos muito da ajuda de toda a população para combater o mosquito. Ele não bobeia e está esperando apenas uma brecha para se reproduzir. Pedimos para que todos abram as portas para as agentes, acompanhem a visita e façam sua parte eliminando permanentemente qualquer tipo de criadouro e não joguem lixo na rua. Todos precisam se conscientizar de sua responsabilidade dentro de suas casas”, concluiu a secretária de saúde.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.