Ao lado de todos os demais municípios do país, Itapira estará participando, de 10 de março a 10 de abril, da primeira etapa da vacinação nacional contra o vírus HPV. Serão imunizadas meninas entre 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias (nascidas entre 11 de março de 2000 e 10 de abril de 2003).
A vacina será composta por três doses. A primeira será aplicada a partir de março, a segunda em setembro ainda este ano e a terceira será agendada para 60 meses após a primeira dose. A campanha em Itapira será realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, em todas as escolas da rede pública e particular. Caso haja meninas nessa faixa etária que não estejam frequentando a escola, os responsáveis deverão ir ate a unidade básica de saúde mais próxima e solicitar a vacinação. A estimativa populacional prevê a existência de 1.600 meninas nessa faixa etária no município e a estratégia de vaciná-las nas escolas tem como objetivo atingir o maior número possível de adolescentes.
O HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, podendo ficar no organismo durante anos de maneira adormecida, podendo ainda evoluir para cânceres como o do colo de útero (crescimento anormal de células no colo do útero).
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Para prevenir, é preciso vacinar as meninas de 11 a 13 anos, e seguir fazendo o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta. Além do uso do preservativo quando iniciada a vida sexual.
A vacina tem eficácia muito maior nas meninas que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar, a menina não precisa estar com a vida sexual ativa. Pelo contrário, quanto antes vacinar, mais fácil proteger.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.