28/03/2013 | Saúde participa da mobilização nacional de prevenção da sífilis e HIVQualquer pessoa poderá fazer o teste rápido de sífilis e HIV
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, estará participando da mobilização nacional de prevenção e testagem de sífilis e HIV, de 1 a 5 de abril, visando oferecer à população diagnóstico e tratamento precoce da infecção por sífilis e pelo HIV (vírus que provoca a AIDS). O teste será feito apenas nas Unidades de Saúde Cubatão e Flávio Zacchi, e na Vigilância Epidemiológica, que receberão as pessoas interessadas em fazer o exame, no dia e horário de sua preferência, com garantia de privacidade.
A mobilização nacional é coordenada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, por ocasião das comemorações ao Dia Mundial da Saúde, que acontecerão no dia 7 de abril, utilizando a estratégia da Campanha Fique Sabendo, com foco na triagem da sífilis por meio do teste rápido.
A chefe de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Josemary Apolinário, informou que nesses dias, horários e locais da campanha, o teste rápido estará disponível para a população em geral e também com maior vulnerabilidade, inclusive adolescentes maiores de 12 anos, mesmo desacompanhados, com vida sexual ativa. Os testes de HIV são diagnósticos, enquanto que os de sífilis são de triagem.
“Convém lembrar que essa campanha é fundamental porque ajuda a identificar novos casos de sífilis e infecção pelo HIV, possibilitando o tratamento imediato desses casos e a qualidade de vida das pessoas, porem o mais importante, sempre, é prevenir a sífilis e a AIDS não esquecendo nunca do uso do preservativo nas relações sexuais, e de materiais descartáveis pelos usuários de drogas injetáveis”, destacou Josemary.
Toda pessoa testada, e obtido resultado reagente para sífilis, fará coleta de sangue na sua própria unidade de saúde, para realização de exame específico (VDRL), que será encaminhado ao laboratório Municipal. Posteriormente, o Laboratório encaminhará o resultado para a Vigilância Epidemiológica, que dará seguimento ao caso, encerrando os casos negativos e encaminhando os casos positivos para tratamento na unidade de saúde do usuário.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
26/12/2021 - Prefeito conquista R$ 200 mil para obras de iluminação em Eleutério
26/12/2021 - Prefeitura entrega revitalização de duas praças
22/12/2021 - Comemorações natalinas mudam rotina dos Serviços de Convivência
21/12/2021 - Natal Solidário distribuiu mais de 3 mil brinquedos nos diversos bairros da cidade