Participando da Campanha Nacional de Atualização do Esquema Vacinal, a ser realizada do dia 24 a 30 deste mês, e objetivando atualizar o esquema vacinal de 100% da população infantil de 0 a 5 anos de idade que procurar as Unidades Básicas de Saúde, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está em preparativos para realizar a campanha a nível local, tomando todas as providências necessárias.
A ação tem o objetivo de regularizar as vacinas em atraso com o esquema vacinal padronizado Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba, Rubéola), Penta (contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Influenza, e Hepatite B), contra o Rotavírus Humano, Pneumo 10 valente e Meningo C, bem como resgatar crianças menores de 2 anos que não completaram a segunda dose da vacina contra Influenza, e crianças de 15 meses a 5 anos que não tomaram a segunda dose da Tríplice Viral.
Como meta estabelecida espera-se atingir 100% da população que procurar as UBS. Serão 12 postos, sendo 9 unidades de saúde na zona urbana abertas das 8 às 17 horas, e 3 unidades rurais, em Barão, Eleutério e Ponte Nova. Para atualizar a vacinação de uma população estimada em 3.695 crianças (SEADE), serão mobilizados 80 profissionais e 8 veículos da Secretaria Municipal de Saúde. Além de toda a divulgação realizada a nível nacional pelo Ministério da Saúde, e estadual pelo governo estadual (anúncios em emissoras de TV, rádios e jornais), a Secretaria Municipal de Saúde conta também com a colaboração da emissora de rádio e jornais locais, além de 5 faixas afixadas e carro de som pela cidade, visando uma boa divulgação da campanha.
“Esperamos a conscientização e a participação de todos os pais e responsáveis, levando suas crianças e respectivas carteiras de vacinação aos postos para atualizarmos as carteiras de vacinação, colaborando assim para evitarmos doenças”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino.
Fernando Odriozola, Comunicação Social/SMS