Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2025
Notícia
06/03/2013 | Secretaria da Saúde realiza busca ativa de tuberculose

A secretaria municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, (4), um trabalho de busca ativa de possíveis casos de Tuberculose. Tendo em vista a importância da detecção precoce visando a prevenção dessa doença, através da Vigilância Epidemiológica e Unidades de Saúde lançaram a campanha que ocorre até o dia 17 de março.

No dia 16 de março, as equipes de enfermagem e de vigilância epidemiológica de Serra Negra realizarão ação volante nos bairros de Serra Negra visitando pontos comerciais para a divulgação de informação sobre a doença.

Pessoas com tosse por mais de duas semanas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para acolhimento e avaliação pelos profissionais de saúde e se necessário realizado o exame confirmatório, na ocasião.

Dúvidas a respeito podem ser esclarecidas nas Unidades de Saúde do Município. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que se aloja principalmente nos pulmões. É transmitida através do contato “pessoa a pessoa” por pequenas gotículas de saliva contendo o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch.

O tratamento da tuberculose não exige que as pessoas infectadas se isolem do convívio social, mas que haja monitoramento do paciente diariamente pelos Serviços de Saúde, através do supervisionamento de doses do medicamento fornecido, medida relativamente importante para a prevenção do abandono do tratamento.

No Brasil, a tuberculose representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com AIDS, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma doença reemergente.

Em Serra Negra, não houve casos de óbitos registrados por tuberculose, havendo atualmente 4 pacientes em tratamento, todos com supervisionamento de doses. Em anos anteriores o percentual de cura foi de 100% (4 pacientes existentes, destes todos obtiveram alta médica por cura no ano de 2012).

Os principais sintomas são: febre geralmente à tarde, falta de apetite, fraqueza, sudorese noturna, emagrecimento progressivo, entretanto a tosse persistente é o sinal clínico mais marcante.

Embora seja considerada uma doença curável, com tratamento gratuito, as principais dificuldades enfrentadas pelos serviços de Saúde para o combate e prevenção dessa patologia ainda são a detecção precoce e a adesão ao tratamento.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

5381 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções