A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – juntamente com alunos e professores da escola Atuante – realizou na sexta-feira, 21, duas atividades comemorativas ao Dia da Criança Ecológica, celebrado em 20 de outubro, conforme a Lei Municipal nº 4.485/09. As ações contaram com a orientação do biólogo do órgão, Anderson Martelli.
A primeira atividade foi o plantio de 30 mudas de árvores nativas às margens do córrego paralelo à avenida Lions Clube, no Jardim Santa Marta, que teve participação das crianças das séries iniciais da Escola Atuante. A segunda envolveu alunos do 5º ano em uma visita ao Aterro Sanitário Municipal, nas imediações de Barão Ataliba Nogueira. Na oportunidade, Martelli fez uma explanação sobre resíduos sólidos, formas de minimizar seus impactos na natureza e como as pessoas podem contribuir nesse sentido.
“Sem os rios não teríamos água potável para o consumo. Jogar lixo na rua contribui para que os esgotos fiquem obstruídos e ocorram enchentes, que podem invadir casas e trazer doenças”, comentou o biólogo, acrescentando: “A poluição do ar causa um acentuado desequilíbrio na natureza, com aumento dos gases causadores do efeito estufa e o comprometimento da saúde de todas as pessoas, pois a inalação de gases poluentes provoca problemas generalizados no organismo.”
O diretor da pasta, Joaquim Barbosa Júnior, ressaltou que, pensando nesses aspectos, a Secretaria vem desenvolvendo ao longo do ano plantios de recomposição de mata ciliar, como o realizado na sexta-feira, o que favorece a formação dos corredores ecológicos e a proteção dos corpos d’água, além de reforçar a conscientização dos estudantes quanto à necessidade de se preservar o meio ambiente.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.