As cidades são a maior alteração antropogênica do ambiente natural. São áreas com modificações desde a estrutura física do solo (desestruturação, compactação e impermeabilização) até no microclima, pelo resultado do acúmulo e da reflexão do calor e da luminosidade pelos materiais das superfícies construídas, do asfalto e das pavimentações.
Cada vez mais essa grande população necessita de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso. Assim, a Arborização Urbana, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo uma melhor qualidade de vida retrata o Diretor da pasta José Alair de Oliveira.
Dessa forma, técnicos da SAMA junto aos funcionários e moradores do Asilo São Vicente realizaram no dia 18 ultimo, um plantio de 10 mudas de arvores frutifera junto aos funcionários e moradores do Lar São Vicente de Paula com uma boa integração dos maradores junto a ação segundo o biólogo Anderson Martelli e o técnico Fabio Giovelli, favorecendo o aumento da arborização local.
Se tratando de arborização urbana, José Alair e Martelli retratam que em 2013 a SAMA realizou:
- plantio de 850 mudas de arvores no perímetro urbano entre praças, calçadas, nas margens de córregos e do Ribeirão da Penha reconstituindo as áreasciliares;
- doação de 196 mudas para os munícipes interessados em plantar uma arvore na calçada;
- diversas ações de educação ambiental junto às escolas, empresas e instituições abordando este tema e sanando duvidas quanto o plantio de mudas adequadas no passeio publico.
A vegetação presente nas cidades tem numerosos usos e funções, podendo-se perceber nas cidades as diferenças entre as regiões arborizadas e aquelas desprovidas de arborização. Os locais arborizados geralmente apresentam-se mais agradáveis aos sentidos humanos relata o técnico Giovelli.
Vale a pena ressaltar que a arborização urbana no município deve ser de forma distribuída com um planejamento adequado e orientações de plantio por técnicos especializados, podendo dessa forma, minimizar danos em calçadas, redes elétricas e outros equipamentos urbanos reduzindo a necessidade de substituição precoce da árvore finaliza o Diretor.
Sabemos que as cidades se tornaram o meio ambiente para a maioria da população e não podemos pensar em qualidade de vida e meio ambiente sem considerar o ambiente urbano arborizado.
Dica aos Interessados: a SAMA fica a disposição para doação de mudas de arvores próprias para calçada – arborização urbana devendo o interessado entrar em contato no telefone 3863-1886 para os encaminhamentos.