Com o objetivo de melhorar o desempenho da equipe responsável pelo atendimento nas salas de vacina das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e atualizar procedimentos conforme novas diretrizes do Ministério da Saúde, o setor de VE (Vigilância Epidemiológica) da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde de quarta-feira, 15, no Hospital Municipal, uma tarde de treinamento.
Conforme esclareceu a enfermeira Josemary Apolinário, diretora da VE, esta é uma prática comum a cada início de ano. “Normalmente realizamos esses encontros para dar uma passada geral nos diversos procedimentos, uma importante forma de atualização para profissionais que possuem uma enorme responsabilidade no dia-a-dia”, frisou.
A novidade, segundo ela, fica por conta da alteração nos intervalos de aplicação da vacina Pneumo 10 (contra quadros de doenças respiratórias), que é aplicada em três doses (mais um reforço) com três, cin co e sete meses de idade e passou a ser aos dois, quatro e seis meses. Josemary explicou que, segundo protocolo que definiu a mudança, a última dose normalmente era aplicada sem o acompanhamento de outras vacinas o que facilitava o esquecimento das mães. “Atrelando a aplicação desta vacina a outras fica mais fácil para a mãe fazer o controle”, defendeu.
Prática
Participaram do treinamento cerca de 15 vacinadores entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, todos com prática em salas de vacinação. Embora o quadro técnico seja necessariamente treinado para este tipo de função, Josemary entende que a prática do dia-a-dia favorece o relacionamento entre profissional e pacientes. “No treinamento abordamos este tipo de relacionamento, onde o vacinador tem também que saber lidar com situações como convencer as mães que as picadas são necessárias para proteger a criança”, enfatizou.