A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu no último dia 28, no Sepin, uma palestra sobre conscientização ambiental. “Levamos ao conhecimento dos pais e alunos da entidade os problemas ambientais locais e globais decorrentes da ação do homem, focalizando em poluição da água, ar e solo, bem como as formas de combater essas mazelas”, comentou o graduando em Engenharia Ambiental Wellington Zancheta, que foi o responsável pela explanação.
Os temas abordados foram: a importância do saneamento básico para a redução das doenças de veiculação hídrica; dengue e meio ambiente; classificação dos resíduos e destinação ambientalmente correta para cada tipo; aterro sanitário e lixão; ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; a importância da reciclagem no cenário atual; e arborização urbana. O palestrante enfatizou ainda que a Secretaria possui em funcionamento um Viveiro Municipal e disponibiliza mudas para arborização urbana e da área rural.
“Precisamos mudar o comportamento das pessoas em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos”, enfatizou o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Joaquim Barbosa Júnior, lembrando que o órgão está à disposição para a realização de palestras gratuitas em todas as escolas, entidades e empresas interessadas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.