Com o objetivo de esclarecer a população masculina sobre a importância de se prevenir doenças promovendo a saúde, o Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, através de suas equipes de Estratégia de Saúde da Família, estarão desenvolvendo ações voltadas para a Saúde do Homem na manhã do próximo sábado (16), na Praça Bernardino de Campos. O foco é atingir homens adultos para que adotem cuidados em relação à saúde.
Entre os temas abordados, atenção para o tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, violência, planejamento familiar, hipertensão e diabetes, atividade física, alcoolismo e drogas, e alimentação saudável. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do homem brasileiro é de 71 anos, enquanto para a mulher é de 78 anos, significando assim que a população masculina vive, em média, 7 anos menos que a feminina, tem mais doenças do coração, câncer, e suas taxas de diabetes, colesterol, triglicérides e pressão alta são mais elevadas.
Além dessa mobilização municipal no sábado, o governo estadual também desenvolve campanha de Saúde do Homem, agendando consultas e exames preventivos (cardiologia e próstata) para homens entre 50 e 69 anos de idade, através do telefone 0800-779-0000. Os homens dessa faixa etária poderão telefonar no seu mês de aniversário para o agendamento, de posse do número do Cartão SUS. O estilo de vida atual leva ao sedentarismo, alimentação inadequada, estresse, tabagismo e obesidade. Esses fatores são a base para o desenvolvimento de várias doenças.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.