Por ocasião das festividades de maio em Itapira ocorre um aumento significativo da população de rua do município. Diante da situação e para evitar transtornos para os moradores e turistas que participam das atividades as Secretarias de Promoção Social, Saúde e Defesa Social elaboraram um plano de ação que visa dar atendimento a essas pessoas e garantir a funcionalidade da Festa do 13 de maio.
Um dos objetivos e identificar as pessoas em situação de rua e definir sua situação. Pessoas doentes serão encaminhadas para atendimento médico no Hospital Municipal. Aqueles que estiverem em situação de mendicância serão encaminhados ao CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Já as pessoas que estiverem perturbando a ordem pública, por meio de violência física ou psicológica vão ser conduzidas para a delegacia de polícia para averiguação.
A proposta é amenizar o desconforto que as pessoas em situação de rua podem causar a população e aos turistas e ao mesmo dar um atendimento adequado para estes cidadãos, já que muitos vêm até a cidade em busca de uma oportunidade de trabalho na festa, acabam não conseguindo, e diante disso ficam perambulando.
O trabalho será desenvolvido em esquema de plantão em conjunto por guardas municipais, técnicos da Promoção Social e respaldo dos servidores da Secretaria de Saúde. Em situações como exposta, a promoção social que a população não doe nada e comunique imediatamente a Guarda Municipal pelo fone 153 para a identificação da situação da pessoa ou família.
1 comentário
04/05/2013 22:05:56 | Luiz Carlos Pedroso
Manifestações sociais: ao presidente da camara, ja sai a casa de apói prometida por você na secaõ da camara, to de olho, pedroso