A Secretaria de Defesa Social, por intermédio do Departamento de Trânsito, numa parceria que envolve também a Secretaria de Educação do Município, está distribuindo cerca de três mil cartilhas focadas na educação no trânsito. Conforme descreveu o secretário de Defesa Social, Clayton Ribeiro, essa é uma das iniciativas que estarão sendo tomadas para a Semana do Trânsito que vai esta quitna-feira
Segundo Ribeiro, a grande novidade ficará por conta de um jogo eletrônico cujo título é “Respeite os Pedestres – Fique atento às regras de trânsito”. Desenvolvido pelo designer gráfico Luiz Gustavo Marinho, 40, o jogo é uma imersão dentro das Leis de Trânsito, pregando ainda o respeito e a boa convivência entre pedestres, motoristas e motocislistas. O jogo, segundo seu criador, permite que competidores, utilizando-se de uma espécie de tabuleiro e motocicletas, avancem ou retrocedam, conforme o acerto das questões que vão surgindo, com explicações escritas e por áudio. “Intui em colocar motocicletas ao invés de carros para circular pelo tabuleiro por causa do número absurdo de acidentes com motos na cidade”, revelou Marinho.
Segundo ele o jogo ficará disponibilizado para quem quiser baixá-lo, no site da Prefeitura (www.itapira.sp.gov.br). Marinho informou que está debruçado em cima desse projeto há pelo menos quatro meses e usou como inspiração um outro trabalho que também teve o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) como contratante e que tem em seu site, na opção jogos, uma espécie de cartilha digital que educa as crianças contra o desperdício de água.
Dentro da plataforma do jogo para educação no trânsito que ele desenvolveu, vem embutida uma revistinha digital que reforça a cruzada pelo respeito às regras de trânsito. Clayton Ribeiro disse que se entusiasmou com o projeto de Marinho assim que foi consultado a respeito. A partir das primeiras conversas ele pediu para que a colega Flávia Rossi, da Secretaria de Educação, desse uma atenção especial ao assunto. “ Evidentemente que para atingir o público escolar é imprescindível nos dias de hoje a utilização de plataformas digitais. Desta forma estaremos criando uma sinergia altamente desejável no envolvimento do público escolar nas atividades da semana do trânsito”, acredita.
A campanha terá ainda eventos realizados ao ar livre, nas ruas, como distribuição de panfletos explicativos, para atingir ao público mais adulto. Colocação de faixas por toda a cidade e adesivação de veículos também estão previstos.
Pedestres
Ribeiro informou também que a campanha deste ano terá como tema em todo o Brasil “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”. “A escolha deste tema acabou nos trazendo grande alegria porque lança luz, no caso de Itapira, a um grande esforço que o Departamento de Trânsito tem feito desde o começo de 2013 para adequar a sinalização de solo de toda a cidade às condições necessárias de segurança para os pedestres”, enxerga.