Senac debate rumos do ensino a distância no congresso internacional CIAED
Instituição apresentará palestras durante a 22ª edição do evento, que ocorre entre 19 e 23, em Águas de Lindóia (SP)
Com 70 anos de atuação na educação profissional e pioneiro no ensino a distância no Brasil, cuja atuação começou em 1947, o Senac está confirmado para a 22ª edição do Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED), a ser realizado de 19 a 23 deste mês, em Águas de Lindóia (SP). A instituição, além de contar com um estande, irá promover diversas palestras no evento, organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Durante todo o evento, a instituição tem como objetivo contribuir com fóruns de debates e mesas-redondas. Para tanto, reunirá seus educadores, pesquisadores e gestores (conheça os palestrantes e programação na lista abaixo) que irão tratar sobre aspectos e questões relacionados à inovação e o futuro da modalidade.
O formato EAD do Senac atende a todo o Brasil por meio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação, extensão, além do programa Aprendizagem. Trata-se da maior rede de educação a distância do país apoiada por 289 polos. O ensino superior está amplamente consolidado, reforçado pelo fato de que o Centro Universitário Senac obteve nota máxima (5) no credenciamento do MEC para o EAD.
Principais temas a serem abordados pelo Senac:
Dia 19, às 13 horas:
· Adaptação da mediação a diferentes perfis de públicos e áreas.
Palestrante: Adriana Clementino Mosca, coordenadora do curso de pós-graduação a distância em Design Instrucional no Centro Universitário Senac.
· Cursos técnicos EAD: foco na atuação prática do estudante e no desenvolvimento de competências.
Palestrante: Lisandra Maria Rodrigues Machado e Michele da Rocha Souza, designer educacional da equipe de Tecnologias Educacionais do Senac EAD.
· Recursos e Tecnologias Web para aumentar a experiência do usuário no ensino a distância.
Palestrante: Daniel Priori, desenvolvedor e professor de sistemas web e mobile, jogos, game designer e roteirista de audiovisual do Senac EAD.
· Qualidade no desenvolvimento de materiais didáticos para cursos superiores a distância: estratégias de gestão e produção editorial.
Palestrantes: Nivia Maseri de Moraes é especialista em Tecnologias da Aprendizagem e compõe a equipe de coordenação pedagógica de Tecnologias Aplicadas à Educação no Senac EAD.
Dia 20:
· Estratégias de preparação do aluno para a modalidade EAD (às 13h45).
Palestrante: Alcir Vilela Junior, pesquisador e coordenador do ensino superior do Senac EAD.
· Parâmetros de Qualidade para a Educação a Distância no Senac Santa Catarina (às 16 horas).
Palestrante: Soeli de F. Wolff dos Santos Martineli, especialista em metodologia do ensino profissionalizante e coordenadora de ensino a distância no Senac.
· Por trás do ambiente virtual: desafios e conquistas nos bastidores do desenvolvimento de cursos técnicos EAD por competência (às 17 horas).
Palestrante: Lisandra Maria Rodrigues Machado e Michele da Rocha Souza, designer educacional da equipe de tecnologias educacionais do Senac EAD.
Dia 21:
· Aplicação da metodologia de competências na estruturação dos cursos de Aprendizagem EAD (às 13h30).
Palestrante: Ana Paula Duarte, especialista em Psicopedagogia e responsável pelo programa Aprendizagem do Senac EAD.
Pamella de Carvalho Stadler é especialista em direitos autorais e arquitetura da informação e compõe a equipe de produção de cursos como Design Educacional do Senac EAD.
· É possível ser serious sem ser boring: a experiência da gerência de mídias educacionais do Senac no desenvolvimento de games corporativos (às 14h30).
Palestrante: Gabriela Raposo Dantas, professora-orientadora de pós-graduação Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF e atua no Senac EAD desde 2013.
· Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação on-line na rede nacional EAD Senac (às 15h30).
Palestrante: Edwin Giebelen, pesquisador de educação a distância e eLearning e assessor técnico do Senac EAD.
Dia 22:
· Tecnologia e educação – como melhorar essa convivência? A experiência do Senac no desenvolvimento do projeto do simulador de processo de armazenagem em 3D para o curso técnico em logística (às 13h30). Palestrante: Tuane Silva de Oliveira, desenhista instrucional no Senac.
Confira a programação completa:
http://abed.org.br/congresso2016/PROGRAMACAO_PRELIMINAR_UNIFICADA_22CIAED.pdf
Sobre o Senac EAD
Com 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.
Neste ano, os cursos superiores EAD foram reconhecidos com nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC para o Centro Universitário Senac.
Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.
Setembro/2016
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.